TikTok é a plataforma em que os profissionais de Marketing pretendem investir mais em 2022
O TikTok se tornou o queridinho dos profissionais de Marketing quando se trata de plataforma de mídia social.
O fenômeno do TikTok
É um tanto irônico pensar que o TikTok, uma rede social cheia de movimento e dinamismo, se tornou uma febre justamente durante a pandemia, um período de estagnação.
Mas essa situação também levou a um resultado, de certa forma, previsível: as pessoas acabaram sentindo falta de viver no movimento. Então, era de se esperar que a demanda por um entretenimento que proporcione essa sensação explodisse.
Nesse contexto, a corporação Zuckerberg precisa agir da forma que melhor sabe fazer quando tem competição: copiar o adversário. E esse comportamento pode nos ensinar bastante sobre o tema principal deste artigo.
Mas antes, vale a pena voltar um pouco no tempo para entender como o TikTok construiu o seu caminho para o sucesso.
O surgimento e crescimento do TikTok
Muitas pessoas não sabem que o nome original do TikTok é Douyin, um aplicativo criado em 2016 na China. O TikTok ficou famoso somente após a empresa chinesa adquirir outro serviço de mídia social, o Musical.ly, em 2018, e lançá-lo como a versão “internacional” do Douyin.
Desde então, o TikTok só tem crescido, ultrapassando os 2 bilhões de downloads mobile em 2020. A Bloomberg afirma que “o aplicativo de vídeos está no caminho de triplicar a sua receita, alcançando US$ 12 bilhões”.
Qual é a estratégia por trás do TikTok?
Bem, não há como uma empresa alcançar esses indicadores de forma tão rápida e agressiva sem uma boa estratégia. E é exatamente isso que o TikTok fez!
Vamos começar pelos dados demográficos: a plataforma atraiu impressionantes 386,6 milhões de usuários na faixa etária de 18 a 24 anos. Esses usuários também tiveram uma percepção diferente dos anúncios no TikTok, uma vez que parecem mais entretenimento do que uma campanha tradicional de publicidade.
E este é o fator-chave de tamanho sucesso e popularidade: o conteúdo!
O TikTok é exclusivamente sobre conteúdo, tanto na mídia paga quanto na orgânica
Não tem outra: se você não entrega originalidade e entretenimento, não vai alcançar o seu verdadeiro objetivo. E sejamos realistas: quem não for original e divertido nas redes sociais é apenas um usuário comum, e não um profissional de Marketing com propósito.
Inclusive, o relatório State of Marketing 2022 tem excelentes insights e previsões sobre Marketing. Esse estudo pode ajudar você a alcançar a originalidade que precisa!
A regra de ouro para conquistar a relevância adequada é pesquisar e entender com qual tipo de conteúdo seu público-alvo engaja no TikTok. Portanto:
- Analise se e como sua marca apresentaria o mesmo conteúdo
- Liste os principais tópicos e analise como eles conversam com seus produtos ou serviços
- Verifique se você tem uma narrativa condizente com a personalidade da sua marca
É assim que você consegue entregar conteúdo relevante e atrativo sem precisa reinventar a roda! Acompanhar e aproveitar as tendências é uma ótima alternativa. Apenas tenha em mente que, se você não vender seu peixe, não vai conseguir resultado — especialmente em 15 segundos.
Vale a pena investir no TikTok?
Além de criar conteúdo relevante, você deve considerar algumas vantagens e inconvenientes antes de apostar nos anúncios do TikTok. Confira!
Vantagens
- Não há praticamente nenhuma barreira de entrada para PMEs
- É possível escalar a produção de conteúdo
- Você consegue aumentar o seu público
Inconvenientes
- O ROI é menor comparado com o Facebook
- O público é predominante jovem
- Há limitações de formato para a produção de conteúdo
Conclusão
Como vimos, fazer campanhas de publicidade no TikTok não depende somente de ter um orçamento disponível. O verdadeiro ponto de partida é a criação de um conteúdo original, que propicie entretenimento aos usuários.
Por isso, é fundamental dedicar um tempo ao estudo do comportamento dos usuários e mapear dados como preferências, tópicos, gargalos, entre outros. Depois, você precisa analisar as vantagens e inconvenientes da sua campanha para ter uma melhor visão dos seus impactos.
E aí, o que você vai decidir? Pretende investir em campanhas publicitárias no TikTok? Me adiciona no LinkedIn para que possamos conversar sobre o assunto.
Ah, e também estou curioso a respeito das suas impressões sobre o relatório State of Marketing 2022 (em inglês). Aproveite para baixá-lo, é totalmente gratuito!
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