Instagram inicia pagamentos de compras pela DM para lojas
O Instagram, além de uma rede social, tem se tornado um grande palco para impulsionar as vendas online de maneiras cada vez mais criativas e inovadoras.
Com iniciativas que vão desde a marcação de produtos até aos collabs para facilitar o Marketing de Influência, o Instagram vem conquistando um vasto espaço para e-commerce. Mas e-commerce no Instagram é possível? É sim!
E a Meta (empresa dona do Facebook e do Instagram) agora vai testar novos recursos para o chamado social commerce, permitindo fazer pagamentos pela ferramenta de direct messages, as famosas DMs. Vamos fundo neste texto!
Por este motivo, e por ser um meio de pagamento rápido e fácil, a opção de pagamento com cartão de crédito não pode faltar na lista de quem trabalha com e-commerce. Neste artigo, entenda o que é, como funciona e como vantagens de oferecê-lo aos clientes.
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O que é cartão de crédito?
Cartão de crédito é uma forma de pagamento disponibilizada por bancos e instituições financeiras. Com ele, o consumidor pode fazer compras para receber os produtos imediatamente na data de vencimento da fatura do cartão — sendo estipulada entre o cliente e a instituição.
O pagamento com cartão de crédito é aceito por todos os estabelecimentos que possuem uma infraestrutura necessária para o uso desse meio, como uma maquininha de cartão.
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Como funciona o cartão de crédito?
O pagamento com cartão de crédito pode ser usado tanto em compras de lojas físicas, passando na maquininha de cartão, quanto em lojas virtuais.
Neste segundo, caso deve V cartão, o nome da compra on-line, o cliente informar e o número completo impresso no cartão, os dados de validade e o CV do valor da tradução livre significa “Valor de Verificação”. Ou seja, o número de três dígitos que vem impresso na parte posterior do cartão.
💡 Saiba mais: O que é e como funciona a venda digitada?
O pagamento com cartão de crédito permite que o consumidor possa comprar à vista, com o valor integral da compra sendo lançado na fatura, ou parcelar suas compras próximas.
Isso significa que o valor total será pago em prestações ao longo de uma quantidade definida de meses. Se essas parcelas de juros, dependem da determinação de quem vende o produto.
O valor de crédito disponível no cartão é definido pela instituição financeira, que se baseia no histórico e no perfil financeiro do consumidor.
Uma pessoa com um salário por exemplo provavelmente terá acesso a um cartão de crédito com um limite muito maior que aquele definido para quem recebe apenas um salário mínimo.
Por fim, o pagamento com cartão de crédito da seguinte maneira: é possível comprar bens ou serviços, dentro do limite de crédito, até o fechamento da fatura. O vencimento acontece alguns dias depois
Quando for feito o pagamento dos itens que já foram comprados, aquele limite volta a estar disponível.
💡 Saiba mais: Para que servem as bandeiras de cartão e quais as principais?
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Como receber pelo cartão de crédito?
Atualmente existem muitas formas de recebimento ou pagamento de compras. Para as lojas online, essa é uma opção ainda mais fácil, uma vez que existem diversos tipos de serviços para facilitar essa operação.
Verifique como receber o cartão de crédito:
- Intermediários de pagamento
Os intermediários são os sistemas mais utilizados para disponibilizar como compras por cartão de crédito no e-commerce.
Em resumo, as empresas e sistemas integrados podem ser integrados às lojas virtuais, sendo responsáveis por todas as transações financeiras realizadas ali. Ou seja, ele irá intermediar todos os valores das compras realizadas na loja.
Utilizar um intermediário oferece uma série de benefícios, como receber uma vez ou o valor total de uma vez, mesmo que o consumidor tenha parcelado, ou deixe com eles a responsabilidade do processamento dos pedidos de estorno, isto é, ou estorno do valor pago.
Primeiro, o valor recebido é semper enviado para o intermediário e, só depois, ele fará um download para a conta do. Além disso, para utilizar-los, é necessário pagar taxas e comissões das vendas finalizadas.
Os principais intermediários de pagamento são:
Paypal
Moip
Mercado Pago
💡 Saiba mais: Nuvem Pago: conheça a ferramenta de pagamentos da Nuvem
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- Gateways de pagamento
Quando um cliente está fazendo compras online e chega no checkout, ele está acessando um gateway de pagamento.
Esse é o sistema para conectar e transferir as informações entre um administrador e instituições financeiras, de forma rápida e segura.
Com os gateways de pagamento, o lojista é o responsável pelas transações financeiras. Isto é, caso o estorno valor, é o próprio que deve realizar o processo de devolução, arcando com todos os ajustes.
Por fim, este apresenta taxas principais para os sistemas maiores, além de ter independência para o empreendedor, pagamento de modo especial para o pagamento.
Dicas práticas para adotar no Instagram da empresa
Micro e pequenas empresas concorrem em uma terra de gigantes no marketing digital. Assim, é preciso fazer a criatividade aflorar além do limite, para garantir a atenção de potenciais usuários que venham a se tornar clientes fidedignos daquele determinado negócio.
Algumas dicas podem ser facilmente aplicadas no dia a dia da empresa, sem onerar grande tempo dos funcionários.
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Criar um conteúdo de alta qualidade e único
É preciso criar o conteúdo que realmente interessa ao seu público. Isso faz toda a diferença. Afinal, é isso o que fará com que os usuários comecem a prestar atenção à imagem da sua marca. Muitas empresas acreditam que o marketing digital no Instagram é apenas postar sobre a venda dos produtos e serviços que eles oferecem. No entanto, este é um erro que pode comprometer qualquer estratégia.
A propósito, isso remete ao conceito do 80/20? Em termos de marketing digital, ela diz que 80% das postagens devem ser de conteúdo gratuito e relevante para o público, enquanto apenas 20% devem ser sobre a marca e o que ela oferece como vantagem.
Adote um calendário de postagens
Uma das piores coisas a se fazer com qualquer programa de mídia social é não ter um cronograma de postagens. Não postar em um dia ou postar várias vezes por muito tempo é um mau comportamento nas redes. Dessa forma, não há como gerar engajamento, o que é essencial nas redes sociais. Uma das maiores características do Instagram é que a interação na web é constante.
Essa é uma das razões pelas quais os influenciadores adoram usar tanto esse tipo de mídia. Além disso, as postagens devem ser feitas quando fizerem sentido para o público. Ou seja, atenção ao timing é fundamental!
Portanto, os calendários são usados para planejar e controlar posicionamentos. Nesse sentido, o processo fica mais eficiente, com postagens para aniversários, conteúdos especiais e etc. Dessa maneira, é preciso entender profundamente o público com o qual se comunica para conseguir provocar tal transformação e agregar ao usuário.
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Quais são as melhores ações de marketing no Instagram?
Mas, afinal, que ações devem ser adotadas para aproveitar o marketing no Instagram? Como implementar cada uma delas? Confira algumas das nossas sugestões!
Tenha um objetivo
Antes de tudo: defina um objetivo para a sua conta no Instagram. Quais são as metas que precisam ser alcançadas e qual é o propósito de ter uma conta na rede social? Ao responder essas perguntas, fica muito mais fácil identificar quais são as estratégias mais adequadas para conseguir se diferenciar em um ambiente amplamente concorrido.
Afinal, uma empresa que tem como objetivo aumentar os seus seguidores apenas precisa utilizar diferentes estratégias de uma marca que deseja ampliar o seu engajamento com o público-alvo. Ou seja, a definição de um caminho a ser seguido nessa etapa é fundamental para direcionar todos os esforços futuros de comunicação realizados dentro da rede social.
Construa uma estratégia de conteúdo
Já definiu o seu principal objetivo? Excelente! Mas independentemente de qual seja ele, a sua empresa precisa construir uma estratégia de conteúdo. Os conceitos do Marketing de Conteúdo também devem se fazer presentes no Instagram. Não importa a sua meta: os usuários não vão ajudar você a alcançá-la, se o que for compartilhado não for relevante para eles.
A melhor forma de solucionar esse problema é definir uma persona para a sua marca — um perfil semificcional do seu cliente ideal —, que vai permitir que se faça o direcionamento dos conteúdos. Além disso, a organização necessária para um planejamento também contribui para que os materiais sejam, de fato, do interesse da sua audiência, estimulando o engajamento.
Mostre seus bastidores
Como seus produtos são feitos? Imagens do processo de fabricação podem agregar um valor interessante a sua venda e trazer mais informações a quem compra. Você presta serviços? Qual a sua forma de trabalho? Respondendo a essas perguntas haverá informações suficientes para gerar o conteúdo e garantir o engajamento.
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Diga onde você está
Seu negócio é local e precisa de visitas? Essa pode ser uma boa maneira de as pessoas saberem onde você está. Em suas imagens, além da legenda, faça uso da geolocalização. Se a empresa tem diversas filiais ou franquias, é uma boa maneira de mostrar onde elas estão. Outra alternativa é registrar a presença da empresa em eventos ou palestras para gerar credibilidade.
Use boas hashtags
O algoritmo do Instagram considera uma série de fatores para fazer a segmentação das publicações exibidas para cada usuário, e um deles é a preferência e os interesses de cada um. Pensando nisso, uma forma de sempre se manter em evidência na rede social é explorar as hashtags que mais façam sentido para a sua audiência.
Uma foto de alta qualidade e uma legenda cativante são excelentes, mas o mau uso das hashtags pode limitar o alcance das suas publicações. Como a ideia do Instagram é, justamente, conseguir ampliar o alcance de uma empresa, é preciso trabalhar bem a adoção desse recurso. Traçando um paralelo, é o mesmo que usar palavras-chave erradas para os conteúdos do seu blog.
Aposte na autenticidade e na criatividade
Para ter sucesso no Instagram, buscar inspiração é sempre válido, mas isso não significa copiar. A autenticidade e a criatividade são essenciais para que o engajamento dentro da rede social seja natural e eficiente. Caso contrário, a sua página pode até ter bastante seguidores, mas isso talvez não represente os resultados que espera com o fortalecimento do seu feed.
Interaja com a sua audiência
A interação com a audiência é outro ponto que precisa ser acompanhado de perto se você deseja ter sucesso com as suas ações de marketing no Instagram. Caso contrário, qual é o sentido de investir tanto tempo e recursos na sua presença digital dentro desse canal? Sempre responda os comentários, estimule a interação nos Stories, enfim, promova o engajamento constantemente para que os usuários retornem mais vezes.
Como conquistar novos seguidores no Instagram?
Ganhar mais seguidores é um desejo comum entre quem começa a investir no Instagram. Mas é importante não recorrer a técnicas como compra de seguidores, e sim investir em conseguir followers orgânicos na rede social.
Além disso, angariar seguidores não deve ser a única estratégia. É preciso combiná-la com táticas para garantir o engajamento dessas pessoas com as suas publicações.
Feitas as ressalvas, confira as dicas!
Publique conteúdo de qualidade
Suas fotos e vídeos precisam ter qualidade e contar algo. Lembre-se: sua imagem está em uma timeline com dezenas de outras competindo pela atenção de quem está no celular buscando alguma informação ou mesmo distraído. Adicione boas imagens, mas sempre com um espaço de tempo entre uma postagem e outra.
Pesquise concorrentes
Com certeza existem grandes marcas (e pequenas também) que estão fazendo um excelente trabalho no Instagram. Pesquise, descubra quais postagens estão com um maior número de comentários e curtidas, guarde as imagens e use-as como inspiração para as suas.
Tome o cuidado de não fazer “cópias” (uma imagem com uma frase parecida, por exemplo) ou usar o mesmo tema na mesma semana que seu concorrente, isso pode parecer plágio.
Lives
As lives do Instagram são outra possibilidade para se conectar com os seguidores. É possível se apresentar sozinho ou convidar outras pessoas, inclusive da audiência.
Essa é uma boa opção para explorar mais a fundo temas do seu mercado, apresentar lançamentos, transmitir eventos e, de modo geral, aproximar-se dos seus seguidores. Também dá para fazer entrevistas, mostrar bastidores, contar novidades em primeira mão, tirar dúvidas dos usuários.
Mas lembre-se: não ligue a câmera sem um roteiro definido, pois isso pode tornar a apresentação maçante para quem assiste. Crie um roteiro incluindo os principais pontos que serão abordados, para seguir um raciocínio e não deixar nenhum detalhe.
Isso também dá mais confiança para quem faz a apresentação. Lembre-se também de caprichar no cenário e cuidar da iluminação. Por fim, leve em consideração o horário em que sua audiência está online.
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O Instagram hoje
Para os mais de 1,21 bilhões de users ativos, o Instagram é a porta para a descoberta de novos produtos, tendências e bens de consumo. Afinal, quem nunca descobriu um produtinho inédito, uma peça de decoração, vestuário ou uma ideia de presente bacana no Insta? Segundo dados da Statista, até janeiro de 2022, o Instagram se posicionou como a quarta plataforma de mídia social mais popular do mundo em número de usuários ativos. São bilhões de pessoas dando likes, comentando, gerando conteúdos e claro: consumindo.
Aprenda a ser verificado no Instagram.
Legenda: Número de usuários ativos no Instagram. A partir de 2022, a base é projetada.
Se para os users, a rede possibilita a experiência em busca do que há de novo e de tendências, por outro lado, para os profissionais de Marketing Digital, donos de negócios e estrategistas de mídia, a plataforma segue como uma das prediletas na hora de:
- conquistar novos públicos
- melhorar taxas de conversão
- crescer a taxa de vendas
- alcançar o tão almejado ROI positivo (se você não sabe o que é ROI, clique aqui).
A série de soluções pensadas, testadas e elaboradas para que as lojas possam vender mais no Instagram são reunidas no movimento que a Meta no Brasil denomina atualmente por Compras no Instagram: o conjunto de recursos que permite que as pessoas comprem com facilidade a partir das fotos e vídeos de marcas no Instagram. Em inglês, Instagram Shop.
Compras no Instagram: quais são os recursos disponíveis para gerar mais vendas
Sabemos que a aba Explorar, a Loja no Instagram e as demais soluções dispostas até aqui são poderosas na hora de alcançar público, gerar reconhecimento de marca e consequentemente vender (se você não sabe o como criar uma Loja no Instagram, pode clicar aqui ou ver mais ao fim deste artigo).
No entanto, o Compras no Instagram é entendido como “o conjunto de recursos, que permite que as pessoas COMPREM com facilidade a partir das fotos e vídeos”, certo? Mas a verdade é que, até então, permitia apenas que as pessoas DESCOBRISSEM bens de consumo desejáveis.
Explico: para efetuar uma compra você precisa concluir o pagamento, correto? O Instagram nunca possibilitou concluir uma compra até então. O que ele possibilita é que o usuário acesse produtos nos e-commerces ou abra uma conversa no Whatsapp Business e Messenger Directs para que, então, fora da plataforma, possa finalizar compras concluindo o pagamento via e-commerce ou combinando através de conversas 💰.
Isto é, o fundo do funil de vendas e o checkout ficavam de fora da brincadeira. E é claro, as taxas de conversão ficam mais reduzidas.
O que mudou no Instagram Shop?
Com a nova funcionalidade anunciada por Mark Zuckerberg, a Meta promete realizar a conclusão da compra provendo meios de pagamento diretamente dentro do Instagram através das DMs (Direct Messages) com a Meta Pay.
Traduzindo o que Mark anunciou: “Agora você pode comprar produtos de pequenas empresas e acompanhar a sua encomenda no chat no Instagram nos EUA. Pague com o Meta Pay e finalize a compra em alguns toques”.
O recurso de pagamentos pela compras pela DM está disponível apenas nos Estados Unidos e deve ser oficialmente lançado no Brasil em breve. Pelo movimento mercadológico ao redor desta atualização, creio que chegará mais rápido do que podemos imaginar.
Globalmente, o Instagram será a primeira rede social a permitir o pagamento de compras dentro da própria plataforma, garantindo assim o pioneirismo entre as big techs.
E não é em vão. Conforme o relatório Social Trends 2022, da Hootsuite, 53,2% das pessoas da atual geração de jovens preferem usar as mídias sociais para pesquisar marcas.
E mais: o social search vem ganhando preferência. Esta deve ser uma das primeiras vezes em que sites de busca como Google, Yahoo e Bing ficam abaixo das redes sociais para pesquisas relacionadas às marcas. Veja a primeira faixa etária no gráfico.
O que é a Meta Pay?
É a carteira digital da Meta. Com um cadastro simples você pode pagar e receber no Whatsapp, doar para causas sociais e agora, fazer compras no Instagram e pagar compras pela DM. Todo o processo do pagamento é viabilizado pelo PayPal.
E a fatura que lute! 😄 Será que vai bombar?
O social commerce é o queridinho da Geração Z, que já utiliza mais o TikTok do que o Google para pesquisar sobre marcas e informações. Além disso, 50% dos usuários do TikTok já compraram algo depois de assistir a alguma LIVE na plataforma.
Já o Instagram, afirma, em seu site oficial, que “quase metade das pessoas pesquisadas usam o Instagram para comprar semanalmente”. E o Pinterest segue o fluxo com 40% dos usuários pesquisando produtos e marcas na rede (eu, inclusive já comprei por lá 😁 também!).
Entenda todas as funcionalidades para lojas no Instagram
O Instagram é uma rede visivelmente focada em bens de consumo e, por isso, incentiva o uso do recurso Loja, que pode ser encontrado facilmente no rodapé da página inicial para que os usuários sejam direcionados para lojas de seu interesse.
Para ter uma Loja no Instagram, os donos de negócios devem usar o recurso de Catálogo de Produtos ativado via Gerenciador de Negócios e, logo após, administrado em um painel exclusivo chamado Gerenciador de Comércios. Ao configurar uma loja para o Instagram e Facebook, você pode:
- conectar ao seu e-commerce para atualização de produtos (fotos, nome, preços, estoque e mais), a um ERP ou a um software de gestão de inventário via API
- carregar manualmente uma lista de produtos
- anunciar produtos
- promover campanhas específicas
- criar promoções e ofertas apenas para o Instagram (frete grátis, compre X leve Y e mais)
A estrutura da Loja no Instagram e Facebook é semelhante a de um e-commerce padrão: as categorias são reunidas em Coleções e os produtos tem páginas únicas chamadas de Páginas de Detalhes do Produto (PDPs), que são, na prática, telas exclusivas com informações do produto.
Como vai funcionar a ferramenta
Pelas imagens reveladas hoje, a loja ou o vendedor enviará uma solicitação de pagamento para o cliente pelo chat da rede social, que poderá concretizar a compra tocando no botão Pagar compras pela DM para preencher as informações de entrega e de métodos de pagamento. É importante ressaltar que o processo do pagamento é feito pelo PayPal.
Por fim, a novidade que chega nos Estados Unidos ainda não tem previsão para chegar em outros países.
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