Uma olhada no TikTok Commerce em 2022
Uma olhada no TikTok Commerce em 2022
Não é segredo que o surgimento do TikTok mudou o cenário tradicional dos canais sociais em relação ao entretenimento.
De acordo com o eMarketer, os usuários adultos do TikTok dos EUA gastam em média 38 minutos/dia na plataforma. Quando comparado a outras redes sociais tradicionais como Twitter (35 minutos/dia), Facebook (31 minutos/dia), Snapchat (30 minutos/dia) e Instagram (29 minutos/dia), o TikTok lidera.
A empresa é um sistema em que há recursos introduzidos, que são processados, e há a saída de produtos e serviços. Uma empresa é considerada um sistema aberto em razão de sua interação com a sociedade. Esta interação provoca influencia nas pessoas, aumento nos padrões de vida e o desenvolvimento da sociedade. Vale dizer que a empresa sendo considerada como um sistema aberto utiliza recursos materiais, humanos e tecnológicos, de cujo processamento resulta bens e serviços a serem fornecidos ao mercado.
A riqueza produzida por uma empresa é a diferença entre os consumos possibilitados por ela e seu próprio consumo. Assim, podemos dizer que eficiência da empresa é a relação existente entre o resultado obtido e os recursos consumidos para conseguir determinado resultado. Ter um comportamento compatível com a utilização dos recursos naturais existentes, sob pena de deterioração do ambiente e prejuízo ao futuro da sobrevivência da sociedade.
Na visão sistêmica, seria difícil para a empresa atingir seus objetivos, em relação à sociedade, de forma totalmente ineficiente. Busca-se eficiência em cada transação unitária das inúmeras transações que uma empresa necessita para atingir seus resultados.
A eficácia reveste-se de caráter mais abrangente, global, de atuação em maior amplitude. A eficácia é obtida através de uma gestão do todo, organizando as partes do sistema empresa.
Você já está vendo concorrentes como Facebook e Instagram ajustando sua experiência de aplicativo para incluir sósias “For You feed” adicionando Facebook e Instagram Reels. Embora o TikTok tenha incentivado seus criadores a serem a força motriz da plataforma desenvolvendo conteúdo divertido e envolvente, a empresa procura melhorar sua experiência de comércio.
De acordo com o eMarketer, 24,8% dos usuários do TikTok são inspirados a comprar quando usam o aplicativo, mas apenas 15,0% dos usuários fazem uma compra direta. Comparado a outros canais sociais como o Facebook, o gigante social reina supremo, com impressionantes 67,7% dos usuários inspirados a fazer uma compra e 74,2% dos usuários fazendo uma compra direta na plataforma. Embora os usuários do TikTok sejam altamente engajados e gastem tempo dedicado na plataforma, ela não possui a maior base de compradores. Mas este ano, está trabalhando para melhorar a experiência geral para usuários e marcas ou anunciantes.
Como será o comércio do TikTok em 2022
Em março deste ano, o eMarketer organizou um webinar TikTok Commerce 2022: Estratégias para o sucesso. No início da apresentação, destacou o rápido crescimento e sucesso dos aplicativos devido à sua prioridade na criação de conteúdo e seus criadores. No entanto, o TikTok está procurando melhorar sua experiência de comércio social. É importante notar que já existem “áreas” onde os usuários do TikTok podem comprar produtos. Eles são:
Vitrines no aplicativo: os comerciantes dos EUA podem adicionar uma guia aos seus perfis para criar uma mini vitrine. Clicar em um produto leva os usuários ao site de um comerciante para concluir a compra.
Links de produtos: os usuários que clicarem em um link de produto serão direcionados à vitrine do comerciante para concluir a compra. Como tags de produtos no Instagram ou links de marketing de afiliados.
Anúncios de coleção: as empresas podem fazer upload de um cartão de produto para anúncios no feed. Os usuários que clicarem em um item em um cartão verão uma página de galeria instantânea deslizável por meio da qual eles podem navegar e comprar itens.
Anúncios de demonstração dinâmicos: os comerciantes podem integrar seus catálogos de produtos a esses anúncios personalizados veiculados aos usuários com base em seus interesses e atividades.
Compras AO VIVO: as empresas agora podem integrar seus catálogos de produtos do TikTok Shopping por meio de links dinâmicos durante uma transmissão ao vivo.
Ao utilizar os recursos de compras no aplicativo do TikTok, torna-se um caminho de compra simples e mais curto para os usuários. Para mais informações sobre o TikTok Shopping,
Abordagem de conteúdo em primeiro lugar, comércio em segundo lugar
Em uma plataforma orientada a conteúdo como o TikTok, é importante ter em mente que os usuários abrem o aplicativo para se divertir. Durante o webinar, os palestrantes apresentaram os “3 Cs” a serem seguidos ao criar uma estratégia Content-First.
tiktok commerce por dentro
Os 3 Cs são os seguintes
Melhores práticas ao liderar com uma abordagem de conteúdo em primeiro lugar
Quando você está tentando atrair e engajar um público, colocar o conteúdo em primeiro lugar é sempre o movimento certo. Mas quais são as melhores práticas para fazer isso? E como você pode garantir que sua abordagem de conteúdo em primeiro lugar leve ao sucesso? Aqui estão alguns deles.
Não seja excessivamente promocional – o TikTok afirma que a maioria dos vídeos com melhor desempenho contém conteúdo não relacionado ao produto, mas as marcas o apresentam de maneira nativa e não promocional.
Não tenha medo de zombar – os usuários do TikTok ressoam bem com humor alegre, ousado e irônico.
Incorporar som – o TikTok observou que a maioria do conteúdo viral na plataforma usa clipes de áudio com áudio original, sons de tendências ou músicas populares.
Dê liberdade criativa aos criadores – Na maioria das vezes, os criadores entendem a melhor forma de apresentar os produtos de maneira nativa e divertida.
O entretenimento também pode ser educativo – Alguns dos vídeos mais assistidos no TikTok são truques, dicas e truques.
Escolha seu produto com sabedoria – Um dos muitos benefícios de uma plataforma que prioriza o conteúdo é a imprevisibilidade viral. No entanto, o TikTok menciona que produtos exclusivos ou de edição limitada têm maior previsibilidade.
Para ideias criativas, confira alguns exemplos de outra postagem do blog Ignite Social Media aqui.
Pensamentos finais
Havia muito o que descompactar acima, então aqui estão as principais conclusões quando se trata do TikTok Commerce:
Integre os recursos de compras do TikTok para maximizar as oportunidades.
Adote uma abordagem de estratégia Content-First, Commerce-Second.
Utilize criadores para o TikTok Shopping.
Se você está pronto para dar o próximo passo e elevar sua presença no TikTok, entre em contato com nossa equipe de especialistas hoje. Além disso, mantenha-se atualizado sobre as últimas notícias e tendências nas mídias sociais, assinando nosso e-newsletter, Social You Should Know, abaixo.
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