Usando a Empatia no Marketing do seu negócio em 2020.
Usando a Empatia no Marketing do seu negócio em 2020.
Como aplicar a Empatia no Marketing? Saiba a importância de transmitir a mensagem certa para se comunicar com sua audiência.
Se você representa 44% das pessoas em todo o mundo, passou mais tempo nas mídias sociais durante a pandemia. Esteja você acompanhando as últimas notícias no Twitter ou conversando com a família no Facebook, a mídia social nos permitiu permanecer conectados.
Mas como proprietário de uma pequena empresa, você está usando mais tempo nas mídias sociais sendo empático com sua audiência?
Embora às vezes confunda com simpatia, que é compaixão por outra pessoa, empatia significa colocar-se no lugar de outra pessoa.
Empatia no marketing e seus benefícios.
É importante, adotar uma abordagem empática em todos os seus materiais de marketing digital, desde os artigos do seu site à estratégia de mídias sociais.
Como as mídias sociais oferecem uma ótima maneira de interagir com um grande público, você deve dedicar tempo e esforço para garantir que suas comunicações não sejam apenas atraentes, mas simpatizantes com o que as pessoas estão passando.
De acordo com pesquisas, cerca de 65% das pessoas eram mais leais às marcas com as quais sentiam uma conexão humana.
Portanto, para ajudar você a ficar, e permanecer conectado com seus clientes, aqui estão boas maneiras pelas quais um pequeno empresário pode criar uma presença na mídia social com um marketing de conteúdo mais empático.
O formato Stories, se tornou uma maneira poderosa de se envolver com seus seguidores no Instagram. Embora isso tenha começado como um recurso extraído do Snapchat, mais tempo e energia estão sendo usados para criar histórias bonitas e atraentes.
Ele segue um formato semelhante ao Snapchat, onde você publica imagens e vídeos que desaparecem após 24 horas. O uso regular desse recurso é uma ótima maneira de manter-se atualizado com sua audiência na rede social. Lá é um ótimo lugar, para manter contato com seus seguidores regularmente, dando a eles acesso a um conteúdo que eles normalmente não veem.
A adição de animação é uma maneira fácil de dar vida às suas Histórias, ajudando-as a se destacar, atrair e manter a atenção. A animação chama a atenção e mantém os usuários interagindo com seu conteúdo por mais tempo e, como tal, aumenta o seu engajamento no Instagram.
Embora criar bons Stories no Instagram, possa parecer difícil e melhor deixar para os designers de plantão, prometemos que não é tão difícil assim.
Utilize o Stories como um slideshow.
Quando for criar uma história para postar na rede social, leve em consideração que pensar no Stories como um slideshow pode ajudá-lo a criar postagens muito mais relevantes, com muito conteúdo, ainda que com pouco texto. Afinal, quem não gosta de abrir uma história e saber exatamente o que se passa sem ser bombardeado com texto e outros pormenores?
Lembre-se dos tempos da faculdade, escola ou de projetos apresentados no trabalho: seja claro, direto e coerente em sua apresentação.
O Instagram Stories, foi feito para que você possa mesclar fotos, vídeos e textos, incluir detalhes, stickers, músicas e diversos filtros para ampliar e transformar uma informação e animar ainda mais a publicação no formato 24 horas. Assim, você conta com conteúdos que podem ser muito mais atraentes para seus seguidores e fãs no Instagram, de uma maneira muitas vezes descontraída.
Desenvolvendo a Empatia no Marketing.
Para as empresas, independentemente de seu porte ou atividade, desenvolver o marketing da empatia é essencial para se diferenciar, estabelecer e fortalecer vínculos com as pessoas, podendo, assim, aumentar sua reputação, visibilidade e expandir vendas.
Saber ouvir, compreender seus problemas, anseios e emoções é valorizar o consumidor, enxergar o mundo com mais clareza, reconhecer o cliente como personagem principal e entregar valor em vez de apenas produtos.
Se pensarmos que qualquer estratégia de marketing visa satisfazer as necessidades de seu público-alvo e realizar seus desejos, devemos primeiramente compreender as suas emoções mais profundas e avaliar em detalhes o que eles realmente querem.
A empatia, vem sendo muito usada pelas marcas para repensarem seu posicionamento e até no lançamento de produtos e serviços.
Faça gravações de tela.
Se você também é um infoprodutor ou digital influencer, por exemplo, pode usar o recurso para mostrar trechos de um ebook ou a plataforma online do seu curso. Não subestime o poder das gravações de tela, mesmo quando estamos falando em fazer Instagram Stories criativos e atraentes.
Mostre histórias curiosas dos bastidores no Instagram Stories.
A tentação de mostrar conteúdos mais diretos para venda em o seu negócio é forte, já que a intenção é demonstrar o que há de melhor em seu produto. É totalmente compreensível o medo de ter seu negócio mal interpretado e considerado desorganizado ou que não leva seu trabalho a sério.
Você não precisa sacrificar a imagem do seu Instagram para negócios ao mostrar histórias curiosas ou até mesmo engraçadas sobre seu trabalho ou área de atuação. Há de se ter bom senso, mas lembre-se de que os usuários dos Stories no Instagram, estão mais à procura de conteúdo autêntico do que algo milimetricamente produzido e editado para ser algo “comercial”.
Por isso, procure histórias engraçadas ou curiosas que passou durante sua rotina e mostre o que aconteceu aos seus seguidores no Insta.
Pense no cliente, não na empresa.
Ao desenvolver um bom marketing da empatia, é importante centralizar seu conteúdo e postagens em torno dos interesses e preocupações do seu cliente, não da sua empresa.
Embora você se beneficie de uma certa quantidade de reconhecimento da marca, seu público-alvo ficará cansado e desinteressado quando todo o conteúdo da sua marca se concentrar na sua empresa, produtos, serviços e realizações.
Temos que reiterar a importância de consultar as personas da sua audiência ao criar conteúdo direcionado. Saiba com quem você está falando e esteja familiarizado com as lutas deles. Não permita que mensagens surdas e de marketing de massa “sujem” seu marketing.
Utilizando a estratégia em negociações.
Em negociações, a empatia pode ser uma arma muito eficaz. Quando você se coloca do lado da pessoa, ela se sente em uma posição mais confortável, longe de emoções fortes, onde ela não te ouviria, e entende mais claramente que ambos estão à procura de um melhor acordo.
Além do mais, esse posicionamento empático é bem visto pelo outro lado, o que melhora o relacionamento entre prospect e vendedor.
Mas atenção: ser empático não significa concordar em tudo com seu prospect. É importante manter-se firme e assertivo, mas ao mesmo tempo escutar e buscar entender as dores do outro. Você não precisa ter a mesma opinião que a outra pessoa para conseguir compreendê-la.
Mostre os updates dos seus produtos.
Mantenha os clientes atualizados sobre os lançamentos de novos produtos em seu Instagram Stories e salve-os nos destaques, para que eles possam assistir a atualização novamente, caso tenham perdido.
Crie oportunidades de negócio em seus Stories no Instagram.
Por mais descontraído que o Stories possa ser, ele também funciona como uma máquina de oportunidades para sua empresa e você deve aproveitar isso.
- Mostre cases de sucesso de seus clientes e tente converter seus visitantes em leads.
- Exponha seu produto e sempre deixe um link para a página de sua loja virtual, se for o seu caso.
- Incentive que seus seguidores no Instagram, entrem em contato com seus vendedores e crie um caminho fácil para que isso aconteça.
Utilize o Maisgram para turbinar os views dos seus Stories no Instagram.
Com o Maisgram, você terá uma ferramenta trabalhando 24 horas por dia, vendo Stories de diversos usuários.
Isso chama a atenção da audiência, fazendo com que ela retribua suas interações e visualize também seus Instagram Stories.
Essa função da automação para Instagram, turbina o seus Stories de uma forma incrível.
O Maisgram, também executa diversas outras funções para melhorar os resultados do seu perfil na rede social:
Seguir e Deixar de Seguir usuários, Envio de Mensagens de Boas-Vindas para novos seguidores e Auto Likes para postagens da sua linha do tempo.
Empatia no marketing na prática.
Foque sua atenção em escutar. Diminua seu ritmo, tire um tempo para ouvir genuinamente a fala da outra pessoa. Ouvir irá lhe ajudar a expandir sua própria opinião.
Depois de ouvir, pergunte. Pergunte com a curiosidade de alguém que quer se colocar do lado do outro no caminho de resolução desses problemas.
Uma das melhores maneiras de confirmar se você entendeu as informações de forma correta e completa, é parafraseando o prospect. Coloque o que ele disse nas suas palavras demonstra que você ouviu e teve interesse sobre aquilo.
Quando achamos que a melhor maneira de ser empático é dar conselhos, estamos enganados. O fato de entender e ouvir o problema do prospect com atenção já melhora muito o relacionamento interpessoal.
Reavalie seu Marketing da Empatia com o cliente constantemente.
Da mesma forma que tudo muda, as aspirações do seu cliente mudam com o passar do tempo. A cada tempo que você passa no mercado, mais dados você vai ter sobre o seu cliente ideal. Assim, a assertividade na forma que você comunica, vai aumentar.
Se você concorda que a empatia no marketing, é o caminho para se relacionar melhor com os seus clientes, então fica a sugestão para começar agora mesmo a aplicar isso em seus negócios.
Além de bombar meus Stories no Instagram com o Maisgram, quais outros benefícios ele me proporciona?
- Conquista de público real e segmentado em seu perfil.
- Aumento de visibilidade da sua marca.
- Melhoria em seu relacionamento com os clientes.
Deixe um comentário