Emplifi e TikTok auxiliam marcas a potencializarem conteúdos

Emplifi e TikTok auxiliam marcas a potencializarem conteúdos

Emplifi e TikTok auxiliam marcas a potencializarem conteúdos

Profissionais podem usar o Social Marketing Cloud da Emplifi para gerenciar, medir e criar vídeos no aplicativo TikTok

A Emplifi anunciou parceria com o TikTok Marketing Partner Program. Com isso, a plataforma de Social Marketing e Care se torna parte de um grupo inaugural de parceiros que auxiliará as marcas no gerenciamento de conteúdos na rede social.

Essa iniciativa dará aos usuários da plataforma Social Marketing Cloud (Socialbakers), da Emplifi, a oportunidade de expandir o alcance da marca para uma comunidade cada vez maior de seguidores criativos e energizados em um dos aplicativos de vídeo mais populares do mundo.

A provisão para créditos de liquidação duvidosa foi revogada a partir de 1997, sendo instituído o registro de perdas no recebimento de créditos, através da Lei 9.430/96, arts. 9º ao 14º.

Observe-se, contudo, que, para fins de atendimento à lei societária e aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, a empresa deverá continuar constituindo as provisões julgadas necessárias, relativamente às estimativas de perdas dos seus ativos e para cobertura de riscos ou obrigações futuras. É o que recomenda o Ofício-Circular CVM/SNC/SEP 02/96, a respeito das disposições contidas na Lei 9.249/95.

Obviamente, os valores correspondentes às provisõesitens I a III, acima, deverão ser adicionadas na determinação do lucro real e na base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro.

3) Bens Extrínsecos à Produção ou Comercialização – Tratamento

Para efeito de apuração do lucro real e da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro é vedada a dedução:

  1. das contraprestações de arrendamento mercantil e do aluguel de bens móveis ou imóveis, exceto quando relacionados intrinsecamente com a produção ou comercialização dos bens e serviços;
  2. de despesas de depreciação, amortização, manutenção, reparo, conservação, impostos, taxas, seguros e quaisquer outros gastos com bens móveis ou imóveis, exceto se intrinsecamente relacionados com a produção ou comercialização dos bens e serviços.

Consideram-se intrinsecamente relacionados com a produção ou a comercialização:

  1. os bens móveis e imóveis utilizados no desempenho das atividades de contabilidade;
  2. os bens imóveis utilizados como estabelecimento da administração;
  3. os bens móveis utilizados nas atividades operacionais, instalados em estabelecimento da empresa;
  4. os veículos do tipo caminhão, caminhoneta de cabine simples ou utilitário, utilizados no transporte de mercadorias e produtos adquiridos para revenda, de matéria-prima, produtos intermediários e de embalagem aplicados na produção;
  5. os veículos do tipo caminhão, caminhoneta de cabine simples ou utilitário, as bicicletas e motocicletas utilizados pelos cobradores, compradores e vendedores nas atividades de cobrança, compra e venda;
  6. os veículos do tipo caminhão, caminhoneta de cabine simples ou utilitários, as bicicletas e motocicletas utilizados nas entregas de mercadorias e produtos vendidos;
  7. os veículos utilizados no transporte coletivo de empregados;
  8. os bens móveis e imóveis utilizados em pesquisa e desenvolvimento de produtos ou processos;
  9. os bens móveis e imóveis próprios, locados pela pessoa jurídica que tenha a locação como objeto de sua atividade;
  10. os bens móveis e imóveis objeto de arrendamento mercantil nos termos da Lei 6.099/74, pela pessoa jurídica arrendadora;
  11. os veículos utilizados na prestação de serviços de vigilância móvel, pela pessoa jurídica que tenha por objeto essa espécie de atividade.

As hipóteses previstas nas alíneas da nota precedente, não esgotam o universo de situações concretas engajadas no critério de dedutibilidade. Devem elas ser avaliadas como exemplificativas, cabendo à pessoa jurídica reunir elementos suficientes para justificar o registro contábil de um custo/despesa. Ainda não foi desta vez que o conceito de despesas necessárias inscrito no art. 299 do RIR/99 ficaria revogado.

Com efeito, dispõe aquele comando legal:

“Art. 299 – São operacionais as despesas não computadas nos custos necessárias à atividade da empresa e à manutenção da respectiva fonte produtora.

§ 1º – São necessárias as despesas pagas ou incorridas para a realização das transações ou operações exigidas pela atividade da empresa”.

4) Gastos de Alimentação

Para efeito de apuração do lucro real e da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro é vedada a dedução de despesas com a alimentação de sócios, acionistas e administradores.

As despesas com alimentação somente poderão ser dedutíveis quando fornecidas pela pessoa jurídica, indistintamente, a todos os seus empregados.

A dedutibilidade referida independe da existência de Programa de Alimentação do Trabalhador e aplica-se, às cestas básicas de alimentos fornecidas pela empresa, desde que indistintamente a todos os empregados.

É nosso entendimento que a preocupação do legislador quanto aos gastos de alimentação de dirigentes restringe-se àqueles de difícil justificativa, ou quando carecem de relatórios pormenorizados que devem corroborar os registros contábeis desse tipo de gastos.

5) Contribuições e Doações

Para efeito de apuração do lucro real e da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro, é vedada a dedução das despesas com doações e contribuições não compulsórias.

No entanto, essa vedação não se aplica, nos casos de:

  1. contribuições destinadas a custear seguros e planos de saúde e benefícios complementares assemelhados aos da previdência social, instituídos em favor dos empregados e dirigentes da pessoa jurídica;
  2. doações efetuadas:
  • a projetos culturais de que trata a Lei 8.313/91;

A dedutibilidade da despesa poderá ser admitida ou não, conforme aplicação da Lei 9.874/99.

  • às instituições de ensino e pesquisa cuja criação tenha sido autorizada por lei federal, até o limite de 1,5% do lucro operacional, antes de computada a sua dedução e a mencionada a seguir;

Nessa hipótese, somente poderão ser deduzidas as doações a entidade donatária que, cumulativamente:

  1. comprove finalidade não-lucrativa;
  2. aplique seus excedentes financeiros em educação;
  3. assegure a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades.
  • a entidades civis, legalmente constituídas no Brasil, sem fins lucrativos, que prestem serviços gratuitos em benefício de empregados da pessoa jurídica doadora, e respectivos dependentes, ou em benefício da comunidade onde atuem, até o limite de 2% do lucro operacional, antes de computada a sua dedução.

Na hipótese, a dedutibilidade das doações está condicionada a que:

  1. a entidade civil beneficiária tenha sido reconhecida de utilidade pública por ato formal de órgão competente da União, exceto quando se tratar de entidade que preste exclusivamente serviços gratuitos em benefício de empregados da pessoa jurídica doadora;
  2. as doações em dinheiro sejam feitas mediante crédito em conta corrente bancária diretamente em nome da entidade beneficiária;
  3. a doadora mantenha em arquivo, à disposição da fiscalização, cópia da declaração segundo modelo aprovado pela Secretaria da Receita Federal, através da IN 87/96, fornecida pela entidade beneficiária, em que esta se compromete a aplicar integralmente os recursos recebidos na realização de seus objetivos sociais, com identificação da pessoa física responsável pelo seu cumprimento, e a não distribuir lucros, bonificações ou vantagens a dirigentes, mantenedores ou associados, sob nenhuma forma ou pretexto.

– A Emplikantes conhecida como Socialkers), plataforma Marketing, Commerce e Care, Relevantes em estudo sobre o desempenho dos líderes no Instagram, quantificando o impacto e o crescimento do formato de vídeo similar. Uma plataforma de análise de dados com base em muitos de dados divulgados Reels se tornaram o tipo de postagem mais envolvente na

“Assim como o conteúdo social está sendo divulgado, o que causou um aumento no consumo nas plataformas de mídia”, disse Zarnaz Arlia, diretora de marketing da mídia de divulgação “Para responder a essa mudança, o Instagram não está no caminho certo para o conteúdo do Reels. Ao usar seu alcance e aumentar o engajamento para marcas públicas, o Instagram está ajudando a aumentar o seu alcance”, expandir a executivo.

A recente atualização do Instagram, que implementou Reels no feed, aumentou a reação de muitos, incluindo os influenciadores de demonstração mais populares da plataforma. Frustrada com a falta de conteúdo fotográfico, Kim Kardashian postou um texto em sua conta do Instagram que dizia: “Faça do Instagram o Instagram novamente”. A empresária foi uma das primeiras celebridades conhecidas a o movimento nosálgico iniciado pela usuária Tati Bruening, plataforma como Illuminati. Outras personalidades, como também Kylie Jenner, Gabriela Pugliesi Buchmann e Kyam a causa.

Mas o CEO do Instagram, Adam Mosseri, confirmou que as pessoas estão compartilhando conteúdo mais de uma vez: , mesmo quando paramos de cobrar qualquer coisa”.

Os dados levantados pela Emplifi responderam à resposta de Mosseri às críticas que o Instagram recebeu. Os estudos da Emplifi de postagem desde o início de outros 2022, embora os tipos de engajamento no Instagram tenham diminuído no ano passado, o Reels desde o início de outros 2022 de postagem de outros 2022, vídeos super regulares e mais comuns em carrossel.

“Os números são de acordo com o conteúdo mais claro do que Reels do que qualquer outro formato de no aplicativo, representando 20% como pessoas passam no aplicativo com o Instagram”, disse Arlia. “As maiores marcas do mundo estão aproveitando isso a seu favor e dobrando o formato de vídeo.”

De acordo com o levantamento da Emplifi:

Quase 50% das marcas no Instagram publicam pelo menos um Reel no segundo trimestre de 2022, um aumento significativo desde o ano passado, quando 30% das marcas estavam postando conteúdo de Reels na rede.

A contagem midiática tradicional de nos Reels é quase 40% maior do que as posições de vídeo no Instagram.

Os Reels são especialmente populares entre como marcas esportivas. Mais de 60% das marcas já publicam Reels para aumentar o engajamento com os seguidores.

As cinco principais marcas com mais engajamento nos Reels incluem: Pleasing, Netflix, Tesla, Netflix Brasil e Lamborghini.

Embora muitas marcas sejam adicionadas à sua estratégia de mídia social, Reel uma vez mais do conteúdo de ainda geral dessas empresas, representando aproximadamente 7,5% das (Histórias apenas únicas). A maioria das marcas continua confiando em postagens estáticas, mesmo que seja uma menor de engajamento.

“A conclusão é que o conteúdo de vídeo veio para curto prazo”, disse Arlia, “para maximizar o alcance e o engajamento, as marcas não têm escolha a não ser investir em Reels”.

Como otimizar os anúncios do Facebook e Instagram para um tráfego de qualidade no site

Estas condições estão arroladas no art. 28 da IN SRF 11/96.

  • a Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, instituídas nos moldes da Lei 9.790/99.

6) Exclusões em Período-base Seguinte

Para efeito de determinação do lucro real, as exclusões do lucro líquido, em período-base subsequente àquele em que deveria ter sido procedido o ajuste, não poderão produzir efeito diverso daquele que seria obtido, se realizadas na data prevista.

7) Dedução de Perdas no Recebimento de Créditos

As perdas no recebimento de crédito decorrentes das atividades da pessoa jurídica poderão ser deduzidas como despesas, para determinação do lucro real, seguindo-se as regras expostas nos art. 24 a 28 da IN SRF 93/97.

8) FAPI – Fundo de Aposentadoria Programada Individual e Contribuição para Previdência Privada

Na determinação do lucro real e da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido, o valor das despesas com contribuições para a previdência privada, a que se refere o inciso V do art. 13 da Lei 9.249/95, e para os Fundos de Aposentadoria Programada Individual – FAPI, a que se refere a Lei 9.477/97, cujo ônus seja da pessoa jurídica, não poderá exceder, em cada período de apuração, a 20% do total dos salários dos empregados e da remuneração dos dirigentes da empresa, vinculados ao referido plano.

O somatório das contribuições que exceder o valor referido, deverá ser adicionado ao lucro líquido para efeito de determinação do lucro real e da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido.

Exclusões

São valores que, pela legislação do imposto de renda, podem ser diminuídos do lucro do exercício para fins de apuração da base de cálculo de imposto de renda. As exclusões objetivam em um primeiro momento deduzir as despesas que são dedutíveis pela legislação do imposto de renda, mas que pela metodologia contábil não foram computadas no lucro contábil. As exclusões visam ainda eliminar do resultado contábil receitas que nele foram computadas, mas que não são tributáveis pelo Imposto de Renda.

Uma pesquisa da NiMD FAAP e Emplifi, realizada neste ano, mostrou que o conteúdo das influências públicas nas redes sociais do que com o conteúdo das marcas. Os criadores também têm grande influência sobre a decisão de compra dos brasileiros. Um conteúdo da população brasileira.

Observando esse grande potencial de influência que os criadores têm, tanto quanto pequenas já entendem a importância de seus influenciadores dentro de suas estratégias de marketing. Alguns, inclusive, estão criando grandes esquadrões de influenciadores, com os mais variados perfis.

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Fim do intervalo comercial em 13 s

Hershey promoveu um evento de divulgação: com divulgação (crédito)

Uma delas é a Hershey, dona de mais de 8 marcas de chocolate, balas e confeitos em todo o mundo. Neste mês, a companhia apresentou seu squad de embaixadores “Hershey lovers”, em parceria com a BR Media. Ao longo dos próximos meses, 50 micro e mega influentes divulgadores digitais da marca, entre eles estão nomes como Bruna Medeiros, Genize Ribeiro e a cantora e a compositora Sabrina Lopes. Eles serão responsáveis ​​por criar conteúdos com produtos do dia a dia, anunciar lançamentos e dar feedbacks em relação aos produtos das marcas.

Outra marca que trabalha com times grandes de influenciadores é a OMO, marca da Unilever. Em 2020, um estudo da Socialbakers, atual Emplifi, mostrou que uma marca de produtos de limpeza foi a que mais investiu em influenciadores no Brasil. “Acreditamos que os influenciadores reforçam o elo entre marca e consumidores, reafirmando como mensagens e propósito de OMO”, reforça o Gerente Sênior de Marketing, Vinicius Menezes.

Benefícios de ter times de influenciadores
Segundo Ricardo Silvestre, CEO e fundador da Black Influence, os esquadrões de influenciadores são extremamente estratégicos para as marcas, porque assim eles conseguem falar ao mesmo tempo com mais pessoas, com os mais diversos perfis. “Se ela tem dez influenciadores, esses dez influenciadores têm seguidores diferentes. É estratégico para as marcas estão dentro das comunidades e audiências”, complementa.

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Influenciadores têm mais do que marcas nas redes sociais

Se conectar de maneira profunda e verdadeira com os consumidores foi um dos motivos que levou a Hershey a montar o seu squad, de acordo com Camila Ribeiro, Head de marketing da Hershey para a América Latina. “Eles conseguem se conectar de uma forma bem, conseguem expandir uma mensagem. Quanto mais perfis, temos personalidades, estilos, diversidades mais abracar”. Alcançar um público maior, com conteúdos diversos e que conversem todas as pessoas, gerando também identificação é um dos pontos positivos de um grande tempo de influenciadores, na visão do Gerente Sênior de Marketing da OMO.

Como escolher o seu tempo de criadores?
Existem dois grandes desafios na hora de montar um tempo de influenciadores para ser a cara da marca, segundo Ricardo Silvestre: ter sinergia com os valores alternativos empresa e representar a diversidade brasileira. “Esses perfis precisam ter um fit com a marca, falar a mesma língua e representar de fato os consumidores. É muito importante haja diversidade, pensando em todos os recortes possíveis, haja visto a diversidade brasileira”.

Neste sentido, para escolher os influenciadores do seu esquadrão, a Hershey, se uniu à BR Media para realizar um mapeamento dos influenciadores que já tiveram contato e conexão com chocolate e com os valores da marca. Diversidade de gênero, raça e região também foi considerada na hora de montar o tempo. “Ter certeza de que devemos refletir e se conectar com os consumidores nesse nível, incluir esse olhar importante da vista é esse olhar de vários pontos de muito, porque é uma via de mão dupla”, enfatizala.

São exemplos das principais exclusões ao lucro contábil para fins de apuração do lucro real:

  1. o resultado positivo na equivalência patrimonial;
  2. a receita de dividendos;
  3. a depreciação acelerada incentivada

Participações

A Lei nº 6.404/76 estabelece que a companhia poderá pagar participações sobre seus lucros. Pela interpretação do texto legal, do resultado do exercício serão deduzidos, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para imposto de renda, sendo que as participações dos debenturistas, dos empregados, dos administradores e das partes beneficiárias serão determinadas, sucessivamente e nessa ordem, com base nos lucros que remanescerem depois de deduzida a participação anteriormente calculada.

Lucro Real = Lair + Adições – Exclusões – Compensações.

Prejuízos Fiscais – Compensação

Para fins de determinação do lucro real, o lucro líquido, trimestral, anual ou periódico, depois de ajustado pelas adições e exclusões previstas ou autorizadas pela legislação do imposto de renda, poderá ser reduzido pela compensação de prejuízos fiscais em até, no máximo, 30%.

Os prejuízos fiscais são compensáveis independentemente do prazo previsto na legislação vigente à época de sua apuração.

Ou seja, o prejuízo fiscal de um trimestre só poderá ser compensado com o lucro real dos trimestres subsequentes e ainda, limitado a 30% do lucro real.

Os prejuízos apurados anteriormente a 31.12.94, somente poderão ser compensados se, naquela data, fossem ainda passíveis de compensação, na forma da legislação então aplicável.

Emplifi e TikTok

Por meio dessa integração, os profissionais de marketing poderão usar o Emplifi Social Marketing Cloud para:

  • Gerenciar: organizar, agendar e publicar conteúdos no TikTok.
  • Entender: acessar e acompanhar as métricas de perfil e vídeo, comparar com outras plataformas e avaliar o desempenho no aplicativo TikTok, otimizando estratégias e entendendo melhor os públicos e engajamento.
  • Responder: monitorar a conversa que está ocorrendo em uma página orgânica do TikTok e delegar e responder os comentários.

Até o momento, os testes estão sendo feitos apenas internamente, com os funcionários da corporação. Isso significa que os demais usuários precisam aguardar o lançamento oficial do recurso para ter acesso a essa novidade. É possível continuar usando as reações rápidas que aparecem nas histórias — que funcionam de forma bem semelhantes.

Apesar de ainda não ter sido divulgado dados oficiais para uma implantação dessa nova funcionalidade, Jane afirma um de seus tweets que o Instagram vem trabalhando nas reações desde 2019. ir ao ar e chegar até nós, meros.

Instagram está trabalhando em reações para mensagens diretas

Atualmente, “não funcionários só podem ver a reação ❤️

O Tech Comms Manager do Facebook @alexvoza confirmou este recurso inédito e isso é “algo que eles estão testando há alguns dias” pic.twitter.com/EzVWfA6Doo

— Jane Manchun Wong (@wongmjane) 30 de janeiro de 2020

O que está por trás dessa mudança

Como outras plataformas, Twitter e o Messenger, por exemplo, já têm ferramentas trabalhadas, é natural que o Instagram também siga o fluxo e libere a função que permita emojis nas reações no direct (e não apenas nos Stories, como é atualmente).

Um dos objetivos é investir em novidades que mantêm a rede relevante para seus, fazendo com que o interesse continue vivo. Isso pode ser feito tanto por meio de funções utilizadas por concorrentes (como o Snapchat) quanto anunciando algo novo, como é o caso de importação como reações do Facebook.

Outro fator é o ganho em engajamento, visto que os usuários podem interagir melhor nas conversas e tornar-se ainda mais divertidas (ou não). A nova funcionalidade ainda pode ser usada com a intenção de resolver o problema de solução de problemas públicos em situação ainda mais útil, uma vez que pode ser usada com a intenção de resolver o problema de solução de problemas.

Nesses casos, fica mais fácil identificar um alto grau de insatisfação e saber melhor quando o caso necessita de atenção e acompanhamento especial. Assim, é que as relações se tornam ainda mais próximas e personalizadas.

Planos para o futuro

Por parte do Facebook, estima-se que exista o objetivo de combinar o back-end de todas as plataformas tecnológicas em troca de mensagens da empresa, ou seja, direto do Instagram, Facebook Messenger e WhatsApp.

“As pessoas podem decidir qual serviço utilizar para se comunicar. Hoje, entretanto, se você quiser enviar uma mensagem precisa para alguém no Facebook, é usar o Messenger. No Instagram, é necessário o Direct. No WhatsApp, é preciso que a outra pessoa também tenha o app. Queremos dar às pessoas a chance de escolher. Sendo assim, eles podem falar com seus amigos de todas as redes sociais usando o aplicativo que preferirem”, explicou Zuckerberg.

Dessa forma, a comunicação entre eles seria mais fluída, além de poder centralizar todas as conversas em um só lugar. Isso só reforça ainda mais a ideia de que o Facebook enxerga como reações no direto do Instagram não só viável, como também necessária.

E aí, o que você achou dessa novidade? Agora, as reações não são uma mudança direta do Instagram e o que pode acontecer, só resta esperar a hora de alguma mensagem.

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Um dos principais nomes da seleção Suíça tornou-se motivo de preocupação para a equipe a um mês da Copa do Mundo. O goleiro Sommer, que vive grande fase no Borussia Mönchengladbach, sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo e perderá os próximos jogos do clube alemão. A Suíça é rival do Brasil no grupo G do Mundial.

O Gladbach divulgou nota oficial nesta quarta-feira com uma atualização sobre a situação de Sommer, que foi a campo no confronto contra o Darmstadt, na última terça-feira, e precisou ser substituído aos 13 minutos de jogo. Segundo o clube, o goleiro teve constatada uma lesão após uma entorse no tornozelo e “não estará disponível até novo aviso” – sem um prazo oficial para retorno divulgado.

O lance que originou a lesão ocorreu ainda aos quatro minutos de jogo, quando Sommer saltou para fazer uma defesa e sentiu dores no tornozelo após pisar no gramado. Ele ainda tentou permanecer em campo, mas precisou ser substituído nove minutos depois.

Sommer, de 33 anos, defende a Suíça há uma década e se tornou titular absoluto da posição nos últimos anos. Ele esteve com a seleção na Copa do Mundo de 2014, quando não atuou, e também no Mundial de 2018, quando já era o arqueiro principal do elenco. Ele vem se destacando na temporada da Bundesliga.

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No Instagram, os influenciadores digitais conquistam mais seguidores com estratégias que incluem: comprar curtidas no Instagram e promover campanhas pagas de anúncios. 

Todo esse esforço de ampliar a base de seguidores e a interação com o público não é em vão. Afinal, os criadores de conteúdo sabem que podem monetizar alto com a propagação de conteúdo de qualidade para os seus seguidores. 

Assim, é possível ganhar dinheiro dos anunciantes que se interessam pela audiência dos influenciadores. 

E, de fato, esse movimento se tornou um grande modelo de negócio com o suporte das mídias sociais.

Você também tem interesse em saber como isso funciona, quanto o Instagram paga e como se tornar um influencer relevante na rede?

influencers

Quanto ganha um influenciador digital no Instagram? 

Atualmente, o Brasil está no ranking mundial de usuários que mais consomem conteúdo produzido por influencers na web. 

De acordo com dados da Cuponation, mais de 100 milhões de brasileiros acessam o aplicativo, o que coloca o país na terceira colocação da lista. 

Sabendo que essa rede social caiu no gosto dos brasileiros, milhares de pessoas se lançam em projetos de criação de conteúdo para atrair olhares e alcançar a fama. Mas não é somente a fama que está em jogo. 

Por meio do Instagram é possível fazer dinheiro – muito dinheiro – sabendo aplicar as estratégias e práticas corretas. Mas antes de entrarmos neste âmbito, que tal saber quanto um influencer digital ganha no Instagram?

O Instagram não paga! Quem paga são os anunciantes!

Primeiramente, entenda que a plataforma de rede social não monetiza os (as) influencers. Portanto, o faturamento dos criadores de conteúdo não é derivado da rede social. 

Para ganhar dinheiro com essa atividade é essencial manter boas parcerias publicitárias com marcas que se interessem pelo seu número de seguidores e seu engajamento com eles. 

Mas o que se sabe é que, com essas parcerias, é possível chegar a ganhar nas seguintes faixas: 

  • Influencers com mais de 1 milhão de seguidores podem faturar até R$ 500 mil por mês;
  • Influenciadores com 200 mil a 1 milhão de seguidores podem faturar até R$ 100 mil mensais;
  • No caso dos influenciadores médios, que possuem entre 20 mil e 200 mil seguidores, o faturamento mensal estimado é de R$ 30 mil.
  • Já os micro influenciadores, que alcançam entre 10 mil e 20 mil seguidores, batem o faturamento estimado de até R$ 15 mil.

Ou seja, mesmo que você seja um micro influenciador, os ganhos ainda são bem atrativos, certo?  No entanto, não pense que esse dinheiro todo cai do céu à toa. 

É preciso colocar a mão na massa e pôr em prática algumas estratégias que vão alavancar seu perfil na rede social! 

O que define um influenciador de mídia social?

Em resumo, um influenciador de mídia social é alguém que tem um grande público seguidor, sendo capaz de persuadi-los a com as suas recomendações. 

As plataformas de mídia social de maior alcance que os influenciadores de mídia social usam são:

  • Youtube
  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • Snapchat

Em todas essas plataformas, você precisa fazer uma oferta de conteúdo diferenciada, ter conteúdo comercializável e um grande público interessado em seu assunto ou personalidade. Mas as exigências não param por aí! 

Quais são os principais nichos para digital influencer?

Os nichos para digital influencer são os mais variados possíveis. Os mais comuns são os de moda, beleza, bem-estar, lifestyle e comportamento.

Mas há também nichos relacionados à maternidade, pets, viagens, restaurantes, programação cultural, humor, reality show, filmes e séries, livros, do it yourself (DIY), vídeo de reações, ciência, política, fotografia e por aí vai.

Ou seja, existe um nicho de digital influencer para tudo, absolutamente tudo o que você imaginar.

Quanto ganha um influenciador digital?
Bom, já falou como um digital influencer ganha dinheiro. Mas quanto será que quem trabalha influenciando as pessoas na internet consegue faturar?

Antes de entrarmos nos números propriamente ditos, vale a pena transcendermos que os ganhos de um influenciador digital influenciador de fatores.

Por exemplo, é óbvio que quem tem mais de 100 mil seguidores no Instagram vai ganhar muito mais do que aquele que tem “apenas” 40 mil, certo? Errado!

O número de seguidores é sim um fator importante na hora de fechar um “publi post” com alguma marca. No entanto, as marcas anunciantes estão de olho também no engajamento dos seguidores com as publicações do influenciador.

Ou seja, se o influenciador que tem 40 seguidores recebe mais visualizações nos stories, mais comentários e mais curtidas que o de 100 mil, pode ser mais conhecido para uma marca anunciar com aquele que tem 40 mil seguidores.

Feita essa ressalva, vamos aos números.

Um canal grande no YouTube pode conseguir fechar uma campanha publicitária no valor de R$ 50 mil a R$ 150 mil. Já canais menores, menos de 100 mil inscritos, conseguem fechar parcerias por até R$ 5 mil.

Já a monetização do canal pelo AdSense é feita em dólar. Logo, canais com mais de 1 milhão de inscritos podem ter cerca de US$ 10 milhões por mês, número de visualizações de vídeos faturados.

No Instagram, micro influenciadores, com menos de 100 mil seguidores, podem fechar publicações de até R$ 5 mil. Esse valor tende a aumentar à medida que conquistando novas de milhares de seguidores.

Os que já estão na casa dos milhões de seguidores conseguem faturar mais de 250 mil em publicidade. A vencedora da edição 21 do reality Big Brother Brasil, Juliette Freire, cobra algo em torno de R$ 300 mil das marcas que querem anunciar (post no feed + stories) para os mais de 30 milhões de seguidores dela no Instagram

Para o Facebook e o Twitter, as marcas não costumam investir muito para anunciar nos perfis de influenciadores dessas redes sociais. O valor cobrado pelos postos pagos fica normalmente em torno de R$ 1 mil.

Identifique seu público-alvo

Como influenciador(a), você é uma marca. Então, você precisa fazer os mesmos exercícios de identificação de público, como qualquer empresa faz. 

Desse jeito, identifique o público-alvo com o qual deseja trabalhar e comece a criar conteúdo atrativo para essas personas. 

Como ganhar dinheiro com parcerias?

O Instagram possui um recurso específico chamado “Parceria paga com”, que permite mostrar aos seguidores quando a postagem é patrocinada. Embora a ferramenta esteja disponível para qualquer pessoa, as empresas costumam fazer esse tipo de parceria com usuários que já têm muitos seguidores, como influenciadores e celebridades. Para ativar essa opção, acesse as configurações do app. Depois, clique em “Conta” e em “Ferramentas para conteúdo de marca”.

Ao utilizar o recurso, é possível também ativar o botão “Permitir que meu parceiro de negócios impulsione”. A ferramenta possibilita que a postagem seja exibida no Gerenciador de Anúncios da marca e divulgada também por ela. Para quem já tem um público de seguidores consistente, é recomendado também se cadastrar em plataformas de marketing de influência, que ajudam as empresas a encontrarem influenciadores. 

Entre algumas conhecidas no mercado estão AspireIQ, Upfluence Famebit, que são pagas. Ainda assim, é possível encontrar na Internet opções com planos gratuitos, como HypeAuditor e InFluency.me. Vale dizer que nada impede que pessoas com uma lista de seguidores mais modesta faça contato diretamente com as empresas pelo Direct e explique como seu perfil pode contribuir para a marca.

Como criar um perfil profissional

É importante lembrar que, para ganhar dinheiro no Instagram, é necessário ter uma conta comercial. Além de oferecer insights e ferramentas para mensurar o desempenho de posts, esse tipo de perfil permite inserir botões com os contatos do dono da conta, por exemplo, o que facilita para as pessoas encontrarem mais facilmente informações sobre a empresa ou sobre o influenciador. Para isso, basta entrar nas configurações, clicar em “Conta” e depois selecionar a opção “Alternar para o perfil comercial”.

Reels e Stories

Os vídeos são os melhores conteúdos atualmente para atrair pessoas até o seu perfil no Instagram. Afinal, são formatos de conteúdo que viralizam rapidamente e permitem uma interação maior com seus seguidores. 

Procure fechar parcerias com pequenas empresas

Existem muitas empresas dispostas a investir no marketing de influência e fechar parcerias com micro influenciadores.

Procure na sua cidade lojas ou prestadores de serviços que oferecem soluções que podem interessar a sua audiência.

Ao fechar parcerias com marcas locais, você começa a ganhar experiência para, futuramente, negociar publicidade com empresas maiores.

Além disso, essas parcerias ajudam a imprimir maior credibilidade para o seu canal ou perfil no Instagram.

Crie conteúdo envolvente e comercializável

Aqui é onde começa o verdadeiro trabalho. Para ser top of mind, você tem que ficar top of mind. Isso significa postar conteúdo de qualidade regularmente e com frequência. 

Existem muitas ferramentas online gratuitas e fáceis de usar para te ajudar a criar conteúdo exclusivo e profissional.

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Um relatório independente sobre as confusões na final da Champions League da temporada 2021/22, realizada no Stade de France, em Paris, responsabiliza a Uefa por “falhas flagrantes em todos os aspectos” na gestão da segurança do estádio e do evento. O documento tem 160 páginas e leva em consideração 485 relatos de testemunhas.

É importante lembrar que a Uefa inicialmente culpou os torcedores do Liverpool por chegarem em cima da hora. Depois, acusou os torcedores do Liverpool de comprarem ingressos falsos, em um esquema gigantesco. Nada disso foi comprovado. Ao contrário, o que se mostrou é que houve falhas de segurança, de gestão e de atuação tanto do governo francês quanto da própria Uefa.

Entre as conclusões do documento, que é um relatório independente e separado daquele que está sendo produzido pela Uefa e será divulgado em novembro, relata uma preparação inadequada antes do jogo pela Uefa e as agências em Paris, junto com erros no provisionamento de multidões feito no local. Combinado com um tratamento agressivo da polícia, os torcedores foram deixados traumatizados por agressões não provocadas da polícia e de gangues locais.

O relatório tem o título de “Treated with Contempt: An Independent Panel Report into Fans’ Experiences Before, During and After the 2022 Champions League Final in Paris” (“’Tratado com desprezo’: um relatório de painel independente sobre as experiências dos fãs antes, durante e depois da final da Liga dos Campeões de 2022 em Paris”, em tradução livre”) e pediu que os relatórios da polícia e do governo franceses sejam tornados públicos. Concluiu ainda que a Uefa teve um “fracasso abjeto” em tentar cumprir suas responsabilidades.

Entre as conclusões do relatório está a recomendação que a Uefa realize uma revisão do seu gerenciamento de emergência. “É difícil compreender a sequência de eventos que constituiu a sequência de eventos do fiasco em paris, deixando tantas pessoas fisicamente machucadas, psicologicamente afetadas e financeiramente comprometidas”, afirmou o Professor Phil Scraton, um dos líderes do painel que conduziu o relatório.

“Tendo pago preços inflacionados para viajar, se acomodar e ir ao estádio, homens, mulheres e crianças foram sujeitos a violência policial não provocada e indiscriminada com gás lacrimogênio e cassetetes, além de roubos a faca por gangues locais”, continua Scraton. “Muitos saíram antes da partida, aqueles que permaneceram foram submetidos a mais ataques pela polícia de choque e gangues ao saírem do estádio e nas chegadas às estações locais”.

“A responsabilidade pelo colapso da autoridade, gestão e segurança recai sobre aqueles que organizam e administram o evento.” Outro palestrante, o jornalista e radialista Peter Marshall, acredita que “somente a paciência dos fãs evitou uma catástrofe”.

“É realmente um milagre ninguém ter morrido”, disse Marshall. “A Uefa, que organiza esses eventos e supostamente veta a segurança do estádio, deve explicar como permitiu que isso acontecesse – e por que, diante das evidências, insistiu em culpar torcedores inocentes. Os dirigentes da Uefa devem assumir a sua responsabilidade individual e coletiva”.

A Uefa anunciou ainda em maio uma comissão independente que faria uma revisão ampla que examinaria a tomada de decisão, responsabilidade e comportamentos de todos os envolvidos na final.

“Graças a essa integração, nunca foi tão fácil para os profissionais de marketing usar o Emplifi Social Marketing Cloud para gerenciar, otimizar e dimensionar seus esforços de marketing de conteúdo do TikTok. A análise do TikTok pode ser adicionada ao fluxo de trabalho para monitoramento de interações, taxas de engajamento, visualizações de vídeo, dados geográficos e muito mais. As equipes de mídia social agora podem ter uma visão completa de seu desempenho em todos os canais sociais, incluindo o TikTok, tudo em um só lugar”, destaca Mark Zablan, CEO da Emplifi.

Como trabalhar com os influenciadores certos do Instagram

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Uma organização que já está se beneficiando da integração é o Paris Saint-Germain (PSG), clube de futebol com sede em Paris. Por meio da plataforma, o PSG analisa o desempenho de conteúdo, identifica campanhas de alto desempenho e orienta futuros esforços criativos para tornar o material ainda mais atraente. Como resultado das campanhas continuamente otimizadas, o PSG foi o primeiro clube de futebol a atingir 10 milhões de seguidores no TikTok e, agora, atinge mais de 25,4 milhões, tornando-se a maior organização esportiva da plataforma em março de 2022.

Em entrevista ao Platformer, Mosseri explicou que existe uma diferença entre o que os dados internos do Instagram mostram e como muitas pessoas têm se posicionado sobre essas diretrizes. Afora o fato das pessoas estarem compartilhando mais vídeos, elas também têm interagido mais com os vídeos do que com as fotos. O que explica porque o aplicativo continua a priorizar esses conteúdos.

Além disso, o chefe da rede deixou claro que isso não é um reflexo da própria entrega “exagerada” da plataforma, mas sim do consumo de vídeos como um todo que aumentou nos últimos anos. Segundo Mosseri, conforme o custo de dados diminui e a velocidade da conexão aumenta, mais os vídeos se tornam populares — algo que já era observado muito antes das alterações efetuadas pelo Instagram.

“Há esse crescimento consistente de vídeos no Instagram em relação às fotos — o que, aliás, é muito anterior a qualquer um de nossos trabalhos e recomendações no feed. É apenas uma mudança de paradigma que temos visto há muitos, muitos anos.”

Adam Mosseri em entrevista ao Platformer

A invasão dos vídeos

O foco sobre os vídeos causou estranheza entre os usuários do Instagram desde o momento em que as fotos começaram a ser deixadas de lado. Ainda que eles já fossem presentes na rede social, de repente, apenas conteúdos feitos em movimento eram entregues, vistos e indicados.

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“Quando começou esse boom [do TikTok], a entrega do Instagram ficou horrível e eles começaram com essas mil atualizações que derrubaram a distribuição das fotos. Eles entregavam ainda o carrossel, mas foto única não chegava. E só piorou.”

A mudança, é claro, impactou de maneira contundente no conteúdo de quem trabalhava com a plataforma. Além das gravações pedirem uma certa desenvoltura em frente às câmeras, havia também a necessidade de saber editar os vídeos e se render a um tipo de conteúdo que nem sempre deixava a pessoa confortável.

“Eu mudei o meu conteúdo para o infoentretenimento, em que eu apareço bem menos. É mais uma questão de ensinar, com aqueles vídeos que apontam e que estão sempre em alta. Eu tento fazer uma edição legal e sincronizações, coisas que chamam a atenção. Mas hoje, a maior dificuldade é o tempo. Porque quanto menor [a gravação], há mais entrega e mais consumo. […] E, às vezes, você não consegue passar a mensagem em um vídeo tão curto.”

Camila Ravanelli, jornalista e criadora de conteúdo

Da mesma maneira, usuários comuns do Instagram também se viram bombardeados por vídeos a todo momento. Nada de fotos de amigos curtindo o final de semana, de comidas apetitosas, de um pôr-do-sol bonito ou mesmo dos influenciadores que ele acompanhava. Tudo agora vinha em movimento, assim como no TikTok.

Daniela Andrioli e Jamile Cury, criadoras da agência de marketing digital Bola de Cristal, durante entrevistaexplicaram a dinâmica da plataforma de sempre apostar em novos recursos e mudanças.

“O Instagram sempre esteve em constante evolução com as novidades que aparecem no mercado. Quase todas as ferramentas ali são uma “cópia” do que há de melhor em outras plataformas. Os Stories são cópia do Snapchat. O antigo IGTV era cópia do YouTube. A “sacolinha” tenta imitar um e-commerce. Os Reels são cópia do TikTok e, provavelmente, se surgir algo mais relevante nos próximos anos, eles tentarão incluir na plataforma.”

Daniela e Jamile trabalham diariamente com clientes que tentam empreender na rede social e entendem a estratégia adotada pelo aplicativo para investir com tanto afinco nos vídeos. “A intenção do Instagram é que as pessoas não saiam da plataforma, por isso, eles continuarão sempre em busca do que prende o usuário.”

A premissa faz sentido, afinal, o sucesso do TikTok e a explosão de vídeos curtos estão aí para provar que há, de fato, demanda e busca por esses conteúdos. Mas por que, então, o Instagram não consegue agradar seus usuários? O que existe no TikTok que não funciona na rede da Meta?

A TikTokzação do Instagram

Responder essa pergunta dizendo que o Instagram não é o TikTok pode ser simplista demais, ainda que, obviamente, isso seja uma verdade. Acontece, porém, que diferente de ferramentas de outras plataformas que o Instagram reproduziu, como os Stories do Snapchat, por exemplo, os vídeos do TikTok possuem uma linguagem atrelada à própria rede em que nasceram.

Dessa vez não estamos falando de um recurso que simplesmente pode ser transportado de um aplicativo para outro. Mas sim de toda a construção de identidade de uma plataforma, que desde sua interface até seu propósito, sempre priorizou os vídeos curtos.

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“O vídeo é muito mais fácil de ser processado pelo nosso cérebro do que o texto. Tem um esforço muito menor porque eu não preciso pensar muito. O TikTok faz os algoritmos funcionarem em dois caminhos: um de gratificações rápidas e outro quando a plataforma gera um autoplay. É isso que explica um pouco do porquê ele é tão viciante.”

Com alicerces tão diferentes, fica difícil imaginar como misturar a proposta de ambas as redes de maneira que agrade os usuários. Afinal, o TikTok muito mais do que apostar em vídeos, entrega esse conteúdo de uma maneira e em uma interface muito específica.

“Acho que evolução todo negócio precisa ter. Você precisa se adaptar às tendências do público, mas você também precisa entender o que o público espera de você e evoluir sem perder a sua identidade. E acho que, em algum momento, eles [o Instagram] perderam um pouco da identidade. E nem sei se é essa coisa de fazer muito vídeo. […] A perda de identidade veio de olhar demais para a concorrência e querer copiá-la.”

Thiago Costa, professor e integrante do Núcleo de Mídias Digitais da pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital da FAAP

Vale lembrar, no entanto, que para além das dificuldades de adesão desse tipo de conteúdo, há também que se considerar uma certa resistência planejada aos vídeos por parte de determinados criadores. Influencers de beleza e fitness que criaram impérios usando filtros e fotos editadas, enfrentam agora o obstáculo de reproduzir o mesmo em vídeo, soando de forma natural.

No Reino Unido, por exemplo, a ASA (Advertising Standards Authority) precisou banir o uso de filtros e edições em campanhas de beleza que pudessem induzir o consumidor ao erro. Mas, em outros países, celebridades fizeram e fazem carreira através de imagens que não são condizentes com a realidade. Algo que, em vídeo, naturalmente, se torna muito mais difícil de reproduzir.

As próprias Kardashians já foram bastante criticadas sobre o uso excessivo de Photoshop, tendo inúmeras de suas fotos viralizadas por pesarem demais a mão nas edições.

O que diz Adam Mosseri

O fato de haver uma rejeição do público e, ainda assim, a plataforma insistir nas mudanças, nos faz questionar o que está por trás dessa escolha. Já que, como qualquer empresa, o Instagram toma decisões comerciais, que visam trazer lucro à companhia.

Costa, no entanto, explica que mesmo a fala de Mosseri sendo verdadeira, o Instagram não pode se ausentar do fato de que ao entregar mais vídeos, está estimulando os usuários a consumirem mais essas publicações.

“De um lado, sim, há uma questão de que as pessoas têm mais acesso e um acesso com mais qualidade. Elas vão consumir mais vídeos e há mais vídeos sendo produzidos porque essa é uma relação direta. […] Então a gente tem esse conjunto de fatores, mas não dá para dizer que a plataforma não tem culpa nessa história também.”

Lucro Real é o lucro contábil, antes do IRPJ e da CSLL do período de apuração, ajustado pelas adições e pelas exclusões prescritas na lei de regência. Esse lucro ajustado é base de cálculo para a compensação de prejuízos fiscais de períodos anteriores.

Legislação

As normas básicas relativas ao IRPJ – Lucro Real, estão fixadas através das Leis 8.981/95, 9.065/95, 9.249/95, 9.430/96, 9.532/97 9.718/98 e INs SRF 11/96 e 93/97, bem como o Decreto 3.000/99 (RIR/99, arts. 246 e seguintes).

Apuração do IRPJ e da CSLL

O IRPJ – Lucro Real e CSLL deverão ser apurados em periodicidade trimestral ou anual. Optando pela apuração anual, o contribuinte estará obrigado ao pagamento mensal calculado em base estimada (presunção de lucro sobre a receita mensal), sendo-lhe facultada a redução ou suspensão desse através de balancete e apuração específica, em qualquer mês do ano-calendário.

Alíquota para cálculo do IRPJ

Alíquota Base : 15%

Adicional : O lucro real que exceder ao montante de R$ 20.000,00 multiplicado pelo n° de meses de apuração fiscal, estará sujeito ao Adicional de 10% sobre o excedente.

Apresentação do Lucro Real : Deverá ocorrer através do LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real, que constará o Lucro Líquido do período, Os lançamentos dos Ajustes e o Lucro Real.

Alíquota para cálculo da CSLL

Alíquota Base : 9%

Pagamento do Imposto

Os contribuintes deverão pagar o imposto de Renda da pessoa jurídica nas agências bancárias integrantes da rede arrecadadora de receitas federais.

Documento a utilizar

O pagamento será feito mediante a utilização do Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF.

Quem está obrigado ao Lucro Real

Pela receita bruta:

A PJ que atingir no ano calendário anterior a receita bruta total, valor superior a R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais), ou a R$ 6.500.000,00 (seis milhões e quinhentos mil reais) multiplicado pelo número de meses de atividade do ano calendário anterior, quando inferior a 12 (doze) meses.

Considera-se receita total, o somatório:

  1. da receita bruta mensal;
  2. das demais receitas e ganhos de capital;
  3. dos ganhos líquidos obtidos em operações realizadas nos mercados de renda variável;
  4. dos rendimentos nominais produzidos por aplicações financeiras de renda fixa.

Pela atividade comercial :

  • Todos os tipos de bancos (comerciais, investimentos, caixas econômicas, sociedades de créditos;
  • Corretoras (câmbio e títulos);
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários;
  • Arrendamento Mercantil;
  • Cooperativas de Crédito;
  • Seguradoras;
  • Empresas de Capitalização e,
  • Entidades de Previdência Privada.
  • Aquela empresa que obtiver lucros, rendimentos ou ganho de capital no exterior;
  • As beneficiadas pelos incentivos fiscais, relativos à isenção ou redução de impostos;
  • Aquelas que no decorrer do ano, tenham efetuado pagamento mensal pelo regime de estimativa, na forma da lei 9430/96;
  • Aquelas que exploram atividades de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de créditos, seleção de riscos, administração de contas à pagar e a receber, compras de direitos creditórios resultantes das vendas mercantis a prazo de prestação de serviços (factoring)
  • Empresas imobiliárias, enquanto não concluídas as operações para as quais hajam registro de custo orçado (IN SRF 25/99);
  • A PJ que optar por esse regime, mesmo que não tenham a obrigação.

Periodicidade

As pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real, podem optar pelos seguintes períodos:

Trimestral : Resultado líquido de cada trimestre ajustado, compreendendo os seguintes períodos: 31/03, 30/06, 30/09 e 31/12 do respectivo ano.

Anual : Após a apuração do lucro estimado mensal sendo 8% da receita bruta e adicional (para cálculo do IRPJ ) e 12% para o cálculo da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido, verifica-se ao final de cada exercício, os ajustes das diferenças para pagamento, restituição ou compensação do valor.

Prazo para pagamento

O imposto de Renda devido, apurado trimestralmente, será pago em quota única, até o último dia útil do mês subseqüente ao do encerramento do trimestre de apuração.

Parcelamento do pagamento

A opção da pessoa jurídica, o imposto devido poderá ser pago em até três quotas mensais, iguais e sucessivas, vencíveis no último dia útil dos três meses subseqüentes ao de encerramento do período de apuração a que corresponder.

Valor da quota

Nenhuma quota poderá ter valor inferior a R$ 1.000,00 (mil reais) e o imposto de valor inferior a R$ 2.000,00 (dois mil reais) será pago em quota única, até o último dia útil do mês subseqüente ao do encerramento do período de apuração;

Acréscimos no valor da quota

As quotas do imposto serão acrescidas de juros equivalentes à taxa Selic, acumulada mensalmente, a partir do primeiro dia do segundo mês subseqüente ao do encerramento do período de apuração até o último dia do mês anterior ao do pagamento e de 1% (um por cento) no mês do pagamento.

Imposto de valor inferior a R$ 10,00

Se o imposto trimestral a pagar resultar em valor inferior a R$ 10,00, deverá ser adicionado ao imposto devido em período subseqüente, até que o total seja igual ou superior a R$ 10,00, quando, então será pago no prazo previsto para o pagamento do imposto devido no trimestre em que esse limite for atingido.

Deduções do IRPJ Devido

Do imposto calculado mediante a aplicação da alíquota de 15% sobre o lucro real, este apurado a partir do lucro líquido segundo as normas das leis comerciais e ajustado por adições, exclusões e compensações admitidas pela legislação tributária, poderão ser deduzidos:

  1. os incentivos fiscais como PAT, Projetos Culturais e Artísticos, doações aos Fundos da Criança e do Adolescente e Atividades Audiovisuais, e Funcines, observados os limites e prazos fixados na legislação vigente;
  2. os incentivos fiscais de redução e isenção do imposto, calculados com base no lucro da exploração;
  3. o imposto de renda pago ou retido na fonte, incidente sobre receitas computadas na determinação do lucro real;
  4. o imposto de renda calculado em base estimativa, pago mensalmente (no caso de lucro real anual);
  5. o imposto de renda da pessoa jurídica pago indevidamente em períodos anteriores, ainda que compensado no decurso do ano-calendário com o imposto de renda devido, apurado com base na estimativa de lucro.

Adicional do IRPJ

De acordo com os arts. 2º e 4º da Lei 9.430/96, a pessoa jurídica, inclusive instituições financeiras, sociedades seguradoras e assemelhadas, sujeitar-se-ão ao adicional de imposto de renda, calculado à alíquota de 10% sobre a parcela excedente a:

  1. R$ 240.000,00 do lucro real anual;R$ 240.000,00 do lucro real anual;
  2. R$ 20.000,00, do lucro estimado mensal; e R$ 20.000,00, do lucro estimado mensal; e
  3. R$ 60.000,00, do lucro real trimestral.R$ 60.000,00, do lucro real trimestral.

O adicional incide, inclusive, sobre os rendimentos tributáveis de pessoa jurídica que explore atividade rural (Lei 9.249/95, art. 3º, § 3º). No caso de atividades mistas, a base de cálculo do adicional será a soma do lucro real apurado nas atividades em geral com o lucro real apurado na atividade rural.

O prazo de recolhimento do adicional do IRPJ é o mesmo da parcela normal, não havendo código específico para esse fim.

Recolhimento do Tributo

No regime trimestral, deverá recolher o tributo até o último dia útil do mês subsequente ao do encerramento do trimestre, ou em até 3 quotas mensais nunca com valor inferior a R$ 1.000,00 (mil reais) cada.No regime trimestral, deverá recolher o tributo até o último dia útil do mês subsequente ao do encerramento do trimestre, ou em até 3 quotas mensais nunca com valor inferior a R$ 1.000,00 (mil reais) cada.

As quotas sofrerão os seguintes acréscimos:As quotas sofrerão os seguintes acréscimos:

  • 1ª quota – valor original;1ª quota – valor original;
  • 2ª quota – valor original, acrescido de 1%;2ª quota – valor original, acrescido de 1%;
  • 3ª quota – valor original, acrescido da taxa SELIC do mês anterior + 1% referente ao mês do pagamento.3ª quota – valor original, acrescido da taxa SELIC do mês anterior + 1% referente ao mês do pagamento.

Por sua vez, a apuração do lucro real anual será precedida de recolhimentos mensais, em bases estimadas, até o último dia útil do mês seguinte ao fato gerador.

No regime anual,

O saldo relativo ao balanço anual deverá ser pago em quota única até o último dia útil do mês de março do ano-calendário seguinte, se positivo.

O saldo do imposto e/ou contribuição social a pagar, a partir do exercício de 1998, base 1997, será acrescido de juros calculados à taxa do SELIC, a partir de 1º de fevereiro até o último dia do mês anterior ao do pagamento, e de um por cento no mês do pagamento. O prazo acima (último dia útil de março) não se aplica ao imposto relativo ao mês de dezembro, que deverá ser pago até o último dia do mês de janeiro do ano subsequente.

Qual opção escolher trimestral ou anual?

Na opção trimestral, a apuração é definitiva não podendo ser compensado em outro, bem como, o que exceder a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) no trimestre, haverá a incidência também definitiva do adicional de 10%.

Já na opção anual, prevalecerá a apuração final do lucro, compensando automaticamente seus resultados, bem como sua incidência de adicional que exceder a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) anuais.

Compensação de Valores Pagos a Maior ou Indevidamente.

Os valores pagos a maior ou indevidamente poderão ser compensados com tributos e contribuições de mesma natureza ou natureza distintas, sendo possibilitado o uso da taxa de juros denominada SELIC, tendo como termo inicial, para cálculo do referido juro, o mês subsequente ao do pagamento indevido ou a maior que o devido, conforme determina a Lei 9.532/97, art. 73.

Ajustes ao Lucro Líquido na Determinação do Lucro Real e Contribuição Social sobre o Lucro

Adições

São valores que, pela legislação do IR serão obrigatoriamente adicionados ao lucro líquido contábil para o cálculo do imposto de renda, nesta sistemática.São valores que, pela legislação do IR serão obrigatoriamente adicionados ao lucro líquido contábil para o cálculo do imposto de renda, nesta sistemática.

Um dos objetivos das adições é o de levar para a base de cálculo do imposto de renda as despesas que foram computadas no lucro contábil (lucro líquido), mas que não são dedutíveis (permitidas) do imposto de Renda. Outro objetivo das adições é incluir no resultado tributável receitas que não foram computadas no lucro contábil e que são tributáveis pelo IR.Um dos objetivos das adições é o de levar para a base de cálculo do imposto de renda as despesas que foram computadas no lucro contábil (lucro líquido), mas que não são dedutíveis (permitidas) do imposto de Renda. Outro objetivo das adições é incluir no resultado tributável receitas que não foram computadas no lucro contábil e que são tributáveis pelo IR.

Muito além de uma rede de fotos

Há anos o Instagram deixou de ser apenas uma rede de compartilhamento de fotos. Assim como outras ferramentas foram sendo adicionadas à plataforma ao longo dos tempos e se tornaram indissociáveis do formato, os vídeos vieram para ficar. O aplicativo é, hoje, uma rede social híbrida, que combina e suporta os dois tipos de publicações.

Diferente de outras redes como o Tumblr e o Flickr, que ficaram presas a apenas um tipo de conteúdo e hoje são restritas a um nicho, o Instagram sempre focou o público global. Desde que foi comprada pela Meta, a plataforma se porta e evolui como uma rede de massa, que se adapta às mudanças de consumo e tendências do seu tempo. O que implica, muitas vezes, em tomar medidas que saem da “caixinha” a qual os usuários estão acostumados.

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A tomada de decisões, por um gestor de uma empresa, é um processo bastante complexo. A complexidade é derivada do fato de se precisar recorrer a uma série de conhecimentos interdisciplinares, cujo domínio exige longos anos de estudos. Os conhecimentos requeridos de um bom gestor abrangem muitas áreas do saber, tais como: a psicologia, o direito, a contabilidade, a matemática e a economia, dentre muitas outras áreas.

Para tomar decisões mais assertivas, um gestor deve ser capaz, sobretudo, de estimar, mensurar ou prever os impactos ou resultados que suas escolhas gerarão a longo prazo. Isso requer a capacidade de analisar e projetar os mais diversos tipos de cenários que podem afetar a organização como um todo. O processo de tomada de decisões envolverá, basicamente, a análise de cinco cenários, a saber:   

a) Cenário Estratégico: esse procedimento é realizado mediante a definição de uma missão e determinação das estratégias para se alcançar aquilo que a organização tem como sua principal meta. Pode-se, nesse caso, efetuar simulações com diferentes estratégias a fim de se comparar e escolher dentre os diferentes cursos de ações aquele que mais se adequa as condições atuais da organização e que terão maiores chances de trazer os resultados esperados. Em síntese, trata-se da construção de futuros prováveis para permitir que a tomada de decisão atual contribua para a perenidade da organização. Essa previsão pode seguir uma (a) abordagem projetiva: a qual faz uso de modelos deterministas e quantitativos, pois acredita-se que o futuro seja uma mera continuação do passado, logo as mudanças são consideradas previsíveis e graduais ou (b) abordagem prospectiva: a qual faz uso de modelos qualitativos, trabalhando com a possibilidade de futuros múltiplos, baseados no julgamento e avaliações subjetivas (no geral, de especialistas de uma determinada área).

b) Cenário Orçamentário: consiste na realização de projeções para o uso dos recursos financeiros da empresa, bem como das expectativas de faturamento. Deve-se lembrar que as ações escolhidas consumirão os recursos financeiros da organização e, em alguns casos, a escolha de um curso de ação inviabilizará outro pela carência de recursos. A realização de orçamentos (budgets) anuais nas organizações atende no geral o propósito de projeção dos cenários orçamentários, mediante a comparação entre as previsões de faturamento e gastos departamentais é possível estimar os resultados que uma organização poderá atingir num dado período de tempo e assim realizar ajustes no curso de ação caso haja desvios significativos.

c) Cenário Financeiro: a projeção das condições financeiras de uma organização pode ser efetuada através de simulações de mudanças nas variáveis que influenciam as disponibilidades financeiras da organização. As projeções orçamentárias geralmente servem de base para essas simulações.

d) Cenário Operacional: a capacidade de produção de uma organização é limitada pelos recursos produtivos a sua disposição em dado momento (trabalhadores, instalações, maquinário etc.); logo, visando o atendimento adequado da clientela da corporação se faz necessário a realização de projeções que levem em consideração as mais diversas alternativas de uso da capacidade produtiva da companhia. Isso é importante, principalmente, se o processo de produção ocorre por meio de encomendas ou ordens de produção específicas para cada cliente, ou ainda, quando o processo produtivo requer customização e personalização elevada dos produtos que serão gerados. Além disso, essas previsões serão úteis para empresas cujos bens tem procura altamente influenciada por fatores sazonais (períodos de festividade e feriados, estações do ano etc.)

e) Cenário Econômico: finalmente, por último, mas não menos importante, é necessário a análise da conjuntura econômica e de todas as variáveis que podem ter impacto significativo nas demais projeções da empresa (orçamentário, financeiro e operacional). Podemos considerar os três primeiros cenários como uma tentativa de controlar as variáveis endógenas de uma organização; ou seja, as variáveis internas e que são passíveis de mudanças de acordo com as escolhas dos gestores. Não obstante, existem variáveis exógenas, externas e fora da capacidade de controle de uma organização. Essas variáveis são ditadas pela situação econômica nacional e internacional que de forma, direta ou indireta, em maior ou menor medida, poderão afetar drasticamente as previsões e projeções realizadas.

A análise do cenário econômico constitui o objetivo primordial dessa disciplina. Para se compreender, analisar e prever cenários econômicos será necessário aprofundar os conhecimentos nessa área acadêmica, mediante o estudo da Teoria Econômica. A evolução dos sistemas econômicos, entendido como o conjunto de agentes econômicos e as relações econômicas básicas que caracterizam a organização de uma sociedade, tornou árdua a tarefa de compreensão do funcionamento das sociedades modernas. Nesse contexto, a Teoria Econômica surge como uma importante ferramenta para ajudar a entender a lógica dos processos econômicos que norteiam nossa sociedade.

A Teoria Econômica pode ser dividida em dois grandes ramos interdependentes, a saber: a Microeconomia e a Macroeconomia. A Microeconomia pode ser entendida como o ramo que estuda o comportamento individual de compradores e vendedores a fim de explicar o processo de formação de preços; enquanto, a Macroeconomia estuda o comportamento e inter-relações dos agregados macroeconômicos, bem como as ações governamentais para garantir a estabilidade dos sistemas econômicos.

Assim sendo, produzir mais de algum bem qualquer, implica na redução da produção de outro bem igualmente passível de fabricação. Uma vez que é assumido que não há desemprego dos fatores de produção, para se produzir mais de um bem é requerido a realocação dos recursos produtivos de um processo produtivo para outro. Em síntese, ocorre uma troca.

No geral, na sociedade moderna, as trocas envolvem o uso da moeda. A moeda é o principal meio de pagamento utilizado para permitir que os mais diversos bens econômicos sejam transferidos dos produtores para os consumidores. Além, da divisibilidade e facilidade de transporte, isso ocorre por conta de a moeda ser considerada padrão de valor (unidade de medida), reserva de valor (a moeda fiduciária tem seu valor garantido por lei) e, principalmente, por servir como unidade de conta (permite que os compradores possam fazer comparações e cálculos para aquisição de diferentes bens econômicos).  

A compreensão do processo de trocas é um elemento chave na explicação do funcionamento de um sistema econômico. Nas economias de mercado, ou simplesmente economias capitalistas, “os recursos são alocados graças as decisões descentralizadas de muitas empresas e famílias, à medida que elas interagem entre si nos mercados de bens e serviços” (MOCHÓN, 2007, p. 8).

O QUE É MERCADO?
Mercado é um mecanismo por meio do qual um conjunto de compradores (famílias) e vendedores (firmas) interagem entre si com o propósito de trocas.

É importante que sobressaia, em determinadas circunstâncias, o Governo pode e deve redirecionar, corrigindo ou corrigindo o funcionamento dos mercados. Porém, os mecanismos de mercados são, geralmente, as economias e liberdade econômica observadas nas sociedades capitalistas. Além disso, esses mecanismos são mais conhecidos como oferta e demanda. Assim, sem que ninguém se achegue a projetar ou administrar, os mecanismos de funcionamento do mercado funcionarão eficientemente e a distribuição através do consumo dos preços.
O QUE SÃO PREÇOS?
O preço absoluto é uma quantia objetiva relacionada a um bem econômico para permitir uma troca. O preço de um bem em termos de um outro bem é chamado de preço relativo. É importante não confundir o preço com valor, pois esse último é subjetivo e envolve satisfação, benefício, sentimentos e emoções de cunho individual. Assim sendo, o preço é expresso em unidades compreendê-lo e todos são capazes; já que o valor individual pode ser associado ao bem ou a outras pessoas, poderá diferir de um outro.

Do ponto de vista dos consumidores importantes, os preços possuem duas economias de mercado: uma função alocativa e uma função distributiva. A função aloca diz respeito a quem terá acesso ao bem (invariavelmente, quem possui renda) e a função distributiva, que por sua vez, diz respeito ao número de pessoas que terão acesso a esse bem. Já sob o sistema de preços servir como dos produtores, o sistema de preços serve como guia, pois os compradores incentivam o ponto para produzir aquilo que perspectiva de lucros e que, obviamente, também são projetados como perspectiva de lucros (preço) são limitados pelos lucros. que terão de pagar pelo uso dos fatores de produção). Por conta desse papel relevante na organização social faz-se necessária a adoção do enfoque microeconômico para nos ajudar a compreender o processo de formação de preços (ou simplesmente a teoria do valor), o estudo do comportamento de compradores e vendedores.

Para além dessas mudanças, no entanto, o que se questiona quanto ao futuro do Instagram é até que ponto essas renovações constantes da plataforma mais aproximarão do que afastarão o público. Qual é o limite entre a mudança e a perda de identidade?

Os dados internos refletem uma questão numérica da plataforma, que é muitas vezes suficiente para uma tomada de decisão comercial. Mas os fatores externos provam que há um problema na forma como esse conteúdo é entregue, e o barulho feito pelo público não pode, e nem está, passando despercebido.

“No TikTok, estamos sempre procurando maneiras de facilitar para as marcas o desenvolvimento de um ótimo conteúdo que ressoe com suas comunidades. Estamos entusiasmados em receber nossos novos parceiros de marketing de conteúdo no Tiktok Marketing Partner Program. Eles fornecerão aos profissionais de marketing ferramentas simples e eficazes para ajudá-los a publicar conteúdo regularmente, obter informações valiosas sobre o desempenho e se envolver significativamente com suas comunidades”, complementa Melissa Yang, chefe de Parcerias de Ecossistemas do TikTok.

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